Educação no Brasil: livro aborda êxito em casos no Ceará e em Pernambuco

O autor Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, aborda o porquê das diferenças dos resultados de reformas educacionais subnacionais.
Public Policy
03 August 2022
Educação no Brasil: livro aborda êxito em casos no Ceará e em Pernambuco

Ao longo da história, o modelo educacional brasileiro foi extre­mamente elitista e o país se desenvolveu econômica e socialmente sem universalizar a educação básica, aspecto este que contribuiu sobremaneira para a construção de uma sociedade profundamente marcada pela desigualdade. Nesse contexto, a FGV Editora, lança o livro “Pontos fora da curva: por que algumas reformas educacionais no Brasil são mais efetivas do que outras e o que isso significa para o futuro da educação básica”.

O autor Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo do Todos Pela Educação, aborda o porquê das diferenças dos resultados de reformas educacionais subnacionais. Mesmo entre localidades de nível socioeconômico similar, em particular no que concerne aos caminhos que vêm sendo seguidos por aqueles que destoam posi­tivamente da média, os “pontos fora da curva”. O foco nas histórias de maior sucesso, utilizando como exemplos os casos do Ceará e de Pernambuco, é o ponto-chave para delinear uma abordagem alternativa, que nesta obra é chamada de “terceira geração” de reformas educacionais.

A opção a ser seguida pelo autor foi aprofundar o olhar sob aquilo que vem dando certo – ou, pelo menos, mais certo, com o objetivo de contribuir para mudar o ângulo da conversa sobre a educação básica no Brasil, seja no que diz respeito ao diagnóstico comumente proferido no debate não especializado, seja quanto às discussões sobre as soluções para os entraves educacionais presentes no debate especializado.

Essa mudança de perspectiva sobre o “problema educacional” tem a ver com a forma de como o debate, sobretudo o não especializado, muitas vezes encara o desafio bra­sileiro. Apesar de melhorias concretas ao longo das últimas décadas, detalhadas ao longo do livro, é notável a resiliência da ideia junto à parcela dos formadores de opinião brasileiros de que a educação básica pública brasileira “não tem jeito” e que, portanto, é necessário a todo momento buscar pela “inovação”.

O livro busca demonstrar para o grande público, que os caminhos para a obtenção de resultados educacionais melhores e mais equânimes não surgirão do binarismo, que hoje domina parte do debate mais qualificado sobre educação no Brasil.

Para adquirir a obra, acesse o site.

Our website collects information from your device and your browsing and uses technologies such as cookies to store it and enable features, including: improve the technical functioning of the pages, measure the website's audience and offer relevant products and services through personalized ads. For more information about this Portal, access our Cookie Notice and our Privacy Notice.