This content has been translated using DeepL

Segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, do FGV/IBRE, inflação prevista pelo consumidor brasileiro para os próximos 12 meses subiu para 7,3%.

Share:

A inflação prevista pelo consumidor brasileiro para os próximos 12 meses subiu de 7,2% em agosto para 7,3% em setembro, segundo o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE). Na análise em médias móveis trimestrais, no entanto, o indicador caiu de 7,3% para 7,2%.

Segundo o economista Angelo Polydoro, do FGV/IBRE, ?embora a atividade tenha arrefecido, o aumento no acumulado da inflação medida pelo IPCA e a expectativa sobre os reajustes previstos para o próximo ano contribuíram para manter a expectativa da inflação para 12 meses estável.?

Apesar de os consumidores preverem níveis de inflação mais elevados que os previstos pelos especialistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Semanal Focus, a correlação móvel de três anos entre as duas séries vem aumentando a partir de 2012, atingindo 0,75 em setembro ? o maior valor da série histórica desde fevereiro de 2010 (0,76).

Para mais informações, acesse o site do FGV/IBRE.