This content has been translated using DeepL

Institucional

O professor Bianor, acompanhado pelo analista acadêmico da Diretoria Internacional, Guilherme Marques, apresentou um artigo baseado no estudo de caso da implementação das UPPs nas comunidades de Cantagalo e Pavão-pavãozinho.

Compartilhe:

No último dia 14, o diretor Internacional da Fundação Getulio Vargas, professor Bianor Cavalcanti, participou como coordenador do painel ?Políticas públicas centradas en el ciudadano: estudios de caso sobre el papel del Estado en la promoción de valores públicos y del desarrollo local?, no XIX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, em Quito, Equador.

O professor Bianor, acompanhado pelo analista acadêmico da Diretoria Internacional, Guilherme Marques, apresentou o artigo ?Estado y el Desarrollo Local: El Caso de las Unidades de la Policía Pacificadora en comunidades urbanas pobres de Río de Janeiro?, baseado em um estudo de caso da implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades de Cantagalo e Pavão-pavãozinho, demonstrando a importância das ações do Estado na geração de condições propícias para o desenvolvimento socioeconômico local e para a promoção de valores públicos.

Estruturado com o objetivo de promover e debater casos de políticas públicas bem sucedidas e integradas a uma dinâmica democrática de demandas sociais crescentes, pontuando suas evoluções e deficiências, o painel contou também com a participação de Christian Asinelli, diretor de Desenvolvimento Institucional do CAF ? Banco de Desarrollo de América Latina, e Ruben Darío Echeverry, professor da Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade del Valle, que respectivamente apresentaram os trabalhos ?¿Modernización del Estado para mejorar la calidad de vida del ciudadano? El proyecto de modernización del Estado en Argentina como estudio de caso de restricciones en las transformaciones estatales? e ?El desarrollo regional basado en la competitividad sistémica: experiencias que favorecen la cultura de la competitividad?.