A Fundação Getulio Vargas recebeu, no Rio de Janeiro, uma série de eventos da Nobel Prize Dialogue and Nobel Inspiration Initiative ? um programa global que leva laureados do Nobel para centros de estudo e pesquisas do mundo todo a fim de engajar jovens cientistas, a comunidade científica e o público em geral.
RETROSPECTIVA 2014 > A Fundação Getulio Vargas recebeu, no Rio de Janeiro, uma série de eventos da Nobel Prize Dialogue and Nobel Inspiration Initiative ? um programa global que leva laureados do Nobel para centros de estudo e pesquisas do mundo todo a fim de engajar jovens cientistas, a comunidade científica e o público em geral.
O Nobel em Economia de 2007 Eric Maskin realizou palestras sobre os temas mais relevantes da atualidade e sobre o estudo pelo qual foi contemplado com o prêmio. Ele falou sobre a disparidade de renda em um mundo globalizado, abordando os desafios do caso brasileiro e de outras nações.
O seminário ministrado por Maskin foi direcionado a alunos de graduação e de pós-graduação de Economia da FGV e de outras instituições, e tratou das pesquisas sobre os mecanismos de intercâmbio econômico ? pelas quais foi laureado junto a Leonid Hurwicz e Roger Myerson. A teoria formulada pelos três economistas permite um melhor entendimento do funcionamento dos mercados a partir da distinção das situações em que os mercados funcionam bem daquelas em que funcionam mal.
Clique e conheça a Nobel Prize Dialogue and Nobel Inspiration Initiative. (em Inglês)
Exposição sobre o Prêmio Nobel
Após a palestra de Maskin, a FGV também inaugurou seu Centro Cultural com a exposição O Prêmio Nobel ? Ideias Mudando o Mundo?, realizada em parceria com Fundação Nobel, da Suécia.
Cinco pavilhões interativos trouxeram uma coleção de textos, imagens, artefatos, documentos exclusivos, interpretações artísticas originais e técnicas avançadas de importantes laureados. Assim, o público teve acesso a informações sobre o Prêmio Nobel, seus vencedores, invenções, critérios de escolha e categorias, podendo ainda saber como as descobertas premiadas com o Nobel estão no nosso dia-a-dia e opinar sobre o futuro da láurea.
As palestras e a exposição contaram com apoio da Saab, Sandvik, Scania, Volvo e Ericsson.
O Centro Cultural da FGV
O Centro Cultural que foi inaugurado faz parte do complexo projetado por Oscar Niemeyer especialmente para a FGV. Em dezembro do ano passado, foi aberta a Torre Oscar Niemeyer ? que junto ao Centro Cultural ampliou a oferta de bens públicos oferecidos pela Fundação à cidade do Rio de Janeiro, tanto em termos educacionais quanto culturais e empresariais.
Além de espaço de exposições e auditórios, o Centro Cultural ainda abrigará a Biblioteca da FGV (física e virtual) e um espaço de estudos, com wi fi.
Leia também