• Análise de redes sociais e história18 dez 201714h00 até 17h00
    Ciências Sociais
    Análise de redes sociais e história
    Local: Casa Acervo CPDOC
    Endereço: Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 18 Dezembro 2017
    Horário: 14h00

O Laboratório de Humanidades Digitais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) convida para a palestra: "Análise de redes sociais e história."

Esta palestra abordará a aplicação da análise de redes sociais à história. Entendendo que indivíduos e instituições fazem parte de uma rede de relações e laços de natureza dinâmica, esta área emergente abre múltiplas possibilidades à análise dos processos históricos. Na apresentação, serão discutidos conceitos fundamentais, além de ferramentas analíticas e potencialidades no desenvolvimento do trabalho empírico, explorando arquivos documentais, fontes textuais ou orais.

• Ivo Veiga
    é pesquisador de história e ciência social com interesses em democratização, revoluções, conflitos, análise institucional comparativa e processos de inovação. Obteve um Bacharelado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e continuou seus estudos na Universidade de Reading, onde completou o Mestrado em Sociologia. Em 2012, obteve seu doutorado em Ciência Política pela University College de Londres. Em seu trabalho, emprega vários métodos para examinar diferentes problemas de pesquisa e enigmas: análise de redes sociais, análise de eventos, análise textual quantitativa e qualitativa, modelos de dados de contagem e análise de correspondência.

Casa Acervo CPDOC
Rua Jornalista Orlando Dantas, 60 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ