• Aula experimental | MBA em Gestão Empresarial16 jul 201919:30
    Administração
    Aula experimental | MBA em Gestão Empresarial
    Local: FGV IDE - Educação Executiva | Unidade Faria Lima
    Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1188. Pinheiros, São Paulo/SP
    Data: 16 Julho 2019
    Horário: 19:30
    Responsáveis: FGV IDE - Educação Executiva

    Tema da aula: Inovação na Era do Compartilhamento

    Estamos vivendo mudanças que refletem uma transição de era econômica. Até agora a tecnologia nos trouxe conectividade, velocidade, redes sociais sem limites e interações que amplificaram as possibilidades nas relações pessoais e nos negócios. A Era do Compartilhamento que começou como uma faceta relacional transforma-se agora em econômica, o que significa mudanças não apenas nas relações humanas mas nas moedas de trocas e nos modelos de negócios.  No artigo “Entendendo  o Novo Poder”  de  Jeremy Heimans e  Henry Timms publicado na Harvard Business Review (2014), o tema Compartilhamento é tratado como deslocamento de Poder (e por isso uma Era Econômica) onde o Velho Poder requeria apenas o consumo por parte das massas. Já o Novo Poder, aproveita a capacidade e o desejo das pessoas em participar da Economia para compartilhar um conteúdo ou objeto, remixar, co-criar, personalizar, financiar ou produzir.

    Além disso as formas de pagamento desta nova Era Econômica são diferentes. Por exemplo ao invés de comprar um carro ou usar um táxi para se deslocar, surge a carona compartilhada. O Compartilhamento insere também várias modalidades de pagamento, como posse compartilhada, copropriedade, empréstimos temporários, subcontratação, trocas, permissão, uso sob demanda, revenda, parcerias  e aluguel em modalidades novas (como aluguel de roupas).  Os negócios do Compartilhamento incluem formatos intrigantes, canais desconcertantes e modalidades de expansão impensáveis há uma década. Todas estas transformações vieram para ficar e gestores precisam lidar e principalmente aproveitar as incontáveis oportunidades criadas por esta nova era econômica.

    Programação:

Palestrantes

  • Beth Furtado
    Psicóloga pela Universidade Federal do Paraná, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Paraná e mestre em Gestão para a Competitividade pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Atua há mais de 25 anos nas áreas de Marketing e Comunicação em empresas de consultoria empresarial, bens de consumo e bens duráveis como INCEPA S/A, O Boticário, Consultoria GS&MD e Grupo Talent. Atualmente está à frente da MARKETING DECODE (www.mktdecode.com.br) uma boutique de inovação mercadológica e estratégia empresarial. É autora dos livros Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e Desejos Contemporâneos. Professora da disciplina Inovação nas Organizações no MBA de Gestão Estratégica da FGV Educação Executiva. Professora de Digital Branding e E-commerce e operações Omnichannel no MBA de Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da FGV Educação Executiva.
  • Coordenador: Miguel Ferreira Lima
    Doutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) , Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Economista pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Sua experiência profissional de 30 anos na área, inclui o cargo de Gerente de Comércio Exterior do Grupo Irwin Industrial e da Petrobrás Internacional S/A - Braspetro e da Petrobras Comércio Internacional - Interbras. Foi Consultor sênior da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - FUNCEX. Coordenador da FGV no MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais em todo o Brasil, no MBA em Gestão Empresarial na cidade de São Paulo e na cidade do Rio de Janeiro, além de exercer a docência em Marketing, Marketing Internacional e Comércio Exterior na FGV e USP. Coordenador e co-autor do livro “ Gestão de Marketing” da Série FGV Management 8ª Edição. Organizador e co-autor do livro “ Gestão de Negócios Internacionais” 2ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Manual de Economia e Negócios Internacionais” 1ª Edição da Editora Saraiva e do livro “Gestão e Planejamento de Marketing” da Série FGV Management 1ª Edição e do livro “Marketing” 1ª Edição da Série FGV Management II. Coordenador e co-autor do livro “Marketing Internacional” da Série FGV Management – Comércio Exterior. Coordenador e co-autor do livro “ Manual de Comércio Exterior e Negócios Internacionais” da Editora Saraiva. Membro do Conselho Técnico da AEB - Associação de Comércio Exterior do Brasil. Consultor na área de marketing, internacionalização e comércio exterior em grandes e médias empresas brasileiras.

Local

FGV IDE - Educação Executiva | Unidade Faria Lima
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1188. Pinheiros, São Paulo/SP

Confira outros eventos