• Aula modelo | Executivo em bancos19 fev 201819:00
    Endereço: Av. Paulista, 548 - Bela Vista, São Paulo/SP
    Data: 19 Fevereiro 2018
    Horário: 19:00

Os programas de Educação Executiva da FGV preparam os profissionais para todos os momentos de transição de carreira, fazendo com que estejam prontos para o mercado e para a vida.

Por esse motivo, convidamos você para um evento na FGV sobre um assunto de seu interesse. Será o momento exclusivo para que você possa explorar a escola, experimentar a excelência acadêmica, estimular a visão crítica por meio de uma palestra e conhecer toda a infraestrutura disponível para os alunos.

TEMA: IMPORTÂNCIA DOS BANCOS PARA UM PAÍS E A FORMAÇÃO DO SPREAD BANCÁRIO

Os bancos são frequentemente alvos de críticas e acusações. Vistos como vilões por muitos, os bancos têm papel fundamental na sociedade. Uma das razões para essa visão negativa das instituições financeiras é sua incompreensão. Como funcionam os bancos? O que fazem além de enviar cobranças, fornecer cartões de crédito, emprestar dinheiro e realizar transações financeiras? Qual sua importância na economia?

Os bancos são essenciais para o sistema econômico ao permitir que o excesso de recursos de determinado agente ou setor possa ser canalizado para outros agentes. Em outras palavras,  o dinheiro captado (depositado) dos clientes (pessoas físicas, empresas, indústrias e/ou governo) é utilizado pelos bancos para conceder empréstimos a outros clientes, desta forma os bancos cobram juros e assim ajudam para a circulação do dinheiro.

Nesta palestra o professor Hilton H. Notini abordará as principais funções dos bancos e como é formado o spread bancário.

• Hilton Hostalacio Notini
    Mestre e doutor em Economia pela FGV EPGE, com diversas publicações acadêmicas em revistas nacionais e internacionais. Experiência ampla de ensino, tendo lecionado tópicos diversos em cursos de graduação, pós graduação, MBA e mestrado nas melhores faculdades de Economia do país (FGV-RJ, IBMEC-RJ, FGV-SP e Insper). Além disso, tem sólida experiência em gestão de riscos adquirida em cargos estratégicos no governo brasileiro, além de consultorias prestadas para Bancos e institutos de pesquisa. Conhecimentos profundos, tanto teóricos como práticos, de modelagem estatística e de econometrica aplicada à macroeconomia, tendo sido sócio de uma das maiores consultorias economicas do país. Nos últimos três anos tem se dedicado a gestão de capital e finanças no maior banco privado do país. Neste, realizou diversos trabalhos de valuation e análises de viabilidade financeira de negócios no Brasil e no exterior. É o responsável pelo cálculo do custo de capital para o conselho de acionistas.

FGV IDE - Unidade Paulista - Sala 73
Av. Paulista, 548 - Bela Vista, São Paulo/SP