• Data Structures for Visual Analytics of Large Spatio-temporal Datasets30 ago 201911:00
    Matemática Aplicada
    Data Structures for Visual Analytics of Large Spatio-temporal Datasets
    Local: Sede FGV Auditório 537 - 5º andar
    Endereço: Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
    Data: 30 Agosto 2019
    Horário: 11:00
    Responsáveis: FGV EMAp

    Um problema fundamental na análise moderna de dados visuais é como construir ambientes de exploração de dados que suportem a exploração interativa de grandes conjuntos de dados. Esse problema tem duas facetas opostas. De um lado, a complexidade e o tamanho cada vez maiores dos conjuntos de dados trazem a necessidade de fornecer capacidades complexas de navegação e resumos visuais. Por outro lado, a percepção e a cognição humana representam um desafio em quanto tempo o processamento de dados e o loop de renderização podem levar.

    Infelizmente, a capacidade de produzir resumos visuais, mecanismos de interação e interfaces convincentes superou nossas capacidades de criar técnicas que suportam o processamento de dados em tempo real para visualização. Como resultado, há limitações na análise que se pode esperar realizar de forma interativa.

    Nesse contexto, a palestra promovida pela Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) irá discutir as estratégias recentes de tratamento de dados propostas para superar esse desafio. O foco será em novas técnicas de indexação que suportem modelagem em tempo real, quantificação de incertezas e detecção de eventos em grandes conjuntos de dados espaço-temporais.

Local

Sede FGV - Auditório 537 - 5º andar
Praia de Botafogo, 190 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ

Confira outros eventos