• Perspectivas 2020 – 1º Trimestre06 Mar 202009:30 a 12:30
    Economia
    Perspectivas 2020 – 1º Trimestre
    Local: Auditório FGV 9 de julho - térreo
    Endereço: Rua Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo/SP
    Data: 06 Março 2020
    Horário: 09:30
    Responsáveis: FGV IBRE

    A economia brasileira voltou a dar sinais duvidosos no final do ano passado. Em termos do ambiente internacional, o surto do coronavírus é um sério abalo na economia chinesa, grande importados das commodities brasileiras. Já a Argentina, principal importadora de manufaturados do Brasil, permanece com graves problemas econômicos.

    Apesar das dificuldades, o Brasil continua posicionado para uma moderada recuperação em 2020, com cenário macroeconômico relativamente sólido. Mas o sucesso da tramitação das fundamentas reformas econômicas, como em 2019, parece depender do Congresso, já que o Executivo teima em não organizar uma base de apoio parlamentar formal.   

    Essas questões conjunturais serão debatidas por especialistas, com foco nas perspectivas para 2020, durante o Seminário FGV IBRE-O Estado de São Paulo/Perspectivas 2020 - 1º Trimestre.

Palestrantes

  • Silvia Matos

    Mestre e doutora em Economia pela EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE). Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Ex-economista do Departamento de Pesquisa do Banco BBM. Professora do Mestrado Profissional em Economia da FGV EPGE e coordenadora técnica do Boletim Macro IBRE. 

  • Armando Castelar

    Armando Castelar Pinheiro é Coordenador de Economia Aplicada do FGV IBRE e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Atuou como analista da Gávea Investimentos, pesquisador do IPEA e chefe do Departamento Econômico do BNDES, tendo lecionado nos programas de pós-graduação da PUC-Rio e da FGV EPGE. Castelar é Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e mestre em Estatística pelo IMPA e em Administração de Empresas pela COPPEAD. É membro do Conselho Superior de Economia da FIESP e articulista dos jornais Valor Econômico e Correio Braziliense. Seus livros mais recentes são “Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento” (2009, IPEA, co-organizado com João Sicsú) e “Mercado de Capitais e Bancos Públicos” (2007, Ed Contracapa, co-organizado com Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho). 

  • Samuel Pessôa

    Graduação e mestrado em Física pela USP, e doutorado em Economia pela USP. Atualmente é sócio da Reliance em São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e colunista do jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: economia, taxas, educação no Brasil e gastos. Autor de diversos artigos acadêmicos sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico, publicados em revistas nacionais e internacionais.

Programação

06 Mar 2020

  • 09h00
    Credenciamento
    Abrir mapa
  • 09h20
    Abertura

    Cláudio Conceição (FGV IBRE)

     

    Abrir mapa
  • 09h30
    Debate/Cenário Econômico

    Silvia Matos (FGV IBRE)

    Bráulio Borges (FGV IBRE)

    Livio Ribeiro (FGV IBRE)

    Moderador: ESTADÃO

    Abrir mapa
  • 10h45
    Coffee break
    Abrir mapa
  • 11h00
    Debate/Economia e Política

    Fernando Schuler (INSPER)

    Armando Castelar (FGV IBRE)

    Samuel Pessoa (FGV IBRE)

    Moderador: ESTADÃO

    Abrir mapa

Local

Auditório FGV 9 de julho - térreo
Rua Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo/SP

Confira outros eventos