As perspectivas para o setor de óleo e gás no Brasil

Sobre
O mercado de energia passa por desafios relevantes e de diferentes ordens: sofre ataques por dois lados. Ele é atacado pelo lado da oferta, representado pela indústria de não convencionais (que tem uma velocidade de descoberta e produção muito mais rápida do que a indústria tradicional), mudanças geopolíticas importantes, maior difusão e estímulo, assim como demanda da sociedade por energias renováveis. E pelo lado da demanda, onde tem-se mudança de padrões de comportamento em relação a uma economia de baixo carbono, avanços tecnológicos, e difusão de veículos elétricos. Enfim, uma série de questões que levam à rediscussão e modernização do setor petróleo e trazem à tona uma discussão sobre o novo paradigma dessa indústria.
É com esse pano de fundo, aliado à instabilidade político-econômica-regulatória do país, que a FGV oferece ao mercado seu novo MBA em Gestão no setor de óleo e gás, com o objetivo de gerar, transmitir e aplicar conhecimento para o desenvolvimento do país no setor petrolífero, tanto nas áreas de petróleo, gás natural, perpassando por biocombustíveis, fontes renováveis e eficiência energética.
A ideia desta palestra é apresentar o curso e dirimir dúvidas sobre o MBA em Gestão no Setor de Óleo e Gás, que apresentará ao aluno não só conteúdo técnico sobre o setor de óleo e gás, mas uma visão geopolítica do tema e sua relação com os setores nacional e mundial. Ademais, o aluno adquire competências de gestão específicas para o setor, tornando-o apto a atuar na área de Óleo e Gás nos níveis nacional ou internacional.