• Seminário | Moedas sociais, tecnologia e dados para desenvolvimento sustentável 10 jul 2024 08:00 a 17:30
    Seminário | Moedas sociais, tecnologia e dados para desenvolvimento sustentável
    Local: Salão Nobre FGV 9 de julho - 4º andar
    Endereço: Rua Itapeva, 432 - Bela Vista, São Paulo/SP
    Data: 10 Julho 2024
    Responsáveis: FGV EAESP
    As moedas sociais ou locais são instrumentos de transformação e desenvolvimento local, fortalecem laços e identidades e asseguram que benefícios econômicos pagos pelas prefeituras circulem dentro de um bairro ou cidade, apoiando assim os pequenos negócios e incentivando o consumo de produtos e serviços locais.
    Em um momento em que buscamos formas para superar os múltiplos desafios das cidades, as moedas sociais ganham destaque como uma solução promissora.
    A tecnologia digital e o uso dos dados gerados pelo fluxo do dinheiro, na economia e no território, abrem um espaço amplo para imaginar e implantar políticas públicas inovadoras, desenhadas para regenerar comunidades e combater os efeitos das mudanças climáticas.

O seminário “Moedas Sociais, Tecnologia e Dados para Desenvolvimento Sustentável” se propõe a ser um espaço de discussão e troca de experiências sobre como moedas sociais, tecnologia digital, abertura à participação e ciência de dados podem ajudar na promoção de um desenvolvimento local sustentável e inclusivo.
    O evento tem o objetivo de ampliar o conhecimento do público sobre finanças solidárias, estabelecer uma rede de colaboração entre os participantes para futuras iniciativas e inspirar a implementação de novos projetos de bancos comunitários e moedas sociais.

Serão realizados dois webinars prévios ao evento presencial, com o propósito de introduzir o tema. O evento presencial de um dia terá quatro painéis. Cada webinar e painel terá um moderador e três painelistas, que farão uma breve apresentação cada, seguidos por uma sessão de perguntas e respostas.

Programação:

8h – 8h30 - Café de Recepção

8h30 - 9h - Abertura
    Eduardo Diniz (Centro de Microfinanças e Inclusão Financeira - FGV)
    Gilberto Carvalho (SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária)
    Leonora Mol (Rede Brasileira de Bancos Comunitários e Municipais)
    Hamilton Rocha (Rede Paulista de Bancos Comunitários)
    Deputado Simão Pedro (Frente Parlamentar Economia Solidária – ALESP)

9h – 9h45 - Palestra Magna: Remarking Money for a Sustainable Future
    Ester Barinaga Martín (Universidade de Lund, Suécia) -  ONLINE
    Lançamento do livro “Remaking money for a sustainable future”. Seria possível reinventar o dinheiro de modo a promover economias sustentáveis e sociedades justas? É a pergunta que a autora procura responder ao mostrar como acadêmicos, políticos e ativistas reinventam o dinheiro ao projetar e organizar moedas complementares. Nessas ideias e práticas de governança inovadoras reside a chave para construir economias mais verdes e inclusivas.

9h45 - 11h - Painel: Desenvolvimento sustentável e moedas locais
    Circulação das moedas locais e sustentabilidade urbana: moedas locais podem ser um motor de desenvolvimento sustentável, reforçando a solidariedade econômica e apoiando o comércio e os serviços locais. Casos de como moedas locais podem ajudar a revitalizar economias, aumentar a resiliência comunitária e promover práticas sustentáveis.
    Moderador: Ariádne Scalfoni Rigo (UFBA)
    Jarvis Campos (UFRN)
    Tiago Lacerda (Prefeito de Santiago-RS)
    Daniel Pereira dos Santos (Banco Jardim Botânico, PB)

11h - 12h15 Painel: Criando cidades mais inteligentes e solidárias
    Circulação das moedas locais e políticas sociais: como as moedas locais podem contribuir para a construção de cidades mais inteligentes e solidárias. Como, a partir dos dados gerados pelo fluxo da moeda, é possível melhorar os processos de tomada de decisão sobre políticas urbanas, incentivar o consumo responsável e promover atividades locais.
    Moderador: Ciro Biderman (FGV Cidades)
    João Porto de Albuquerque (Universidade de Glasgow)
    Fernando de Mello Franco (Universidade Mackenzie e Instituto ZeroCem)
    Elton Teixeira (Secretário da Prefeitura de Niterói)

12h15 - 13h30 - Intervalo para almoço

13h30 - 14h45 Painel: Tecnologia, Inovação e o futuro das moedas sociais
    Dados do fluxo de moedas locais e gestão pública transformadora: as tecnológicas emergentes estão moldando o futuro das moedas locais. Quais são essas tecnologias e como podem ser usadas. Quais são as novas possibilidades e caminhos para as moedas locais promoverem ações comunitárias autônomas e políticas públicas transformadoras, alinhadas a uma estratégia de desenvolvimento local sustentável.
    Moderador: Luiz Arthur Faria (UFRJ)
    Joana Yglesias (Petrobras)
    Leonora Mol (Banco Bem)
    Izabela Ramos Ferreira (e-Dinheiro/PalmasLab)

14h45 - 15h15 - Coffee break

15h15 - 16h30 - Painel: Renda básica, escala e alto impacto
    Efeito multiplicador da renda básica com moedas locais: estratégias para escalar moedas locais e maximizar seu impacto social e econômico. Abordagens para expandir mercados para estabelecimentos e produtos locais, aumentar a participação da comunidade por meio de plataformas digitais e assegurar a sustentabilidade de longo prazo dessas iniciativas.
    Moderador: Eduardo Diniz (FGV)
    Manuela Mello (Banco Mumbuca)
    Fábio Waltenberg (UFF)
    Leandro Ferreira (Rede Brasileira de Renda Básica)