• Webinar | Café com arquivo: Arquivos Audiovisuais em debate (Mesa 1) 01 dez 2020 09:00 a 12:00
    Ciências Sociais
    Webinar | Café com arquivo: Arquivos Audiovisuais em debate (Mesa 1)
    Local: Zoom
    Endereço: Transmissão online
    Data: 01 Dezembro 2020
    Responsáveis: FGV CPDOC

O projeto "Café com Arquivo: o documento em debate", idealizado pela Coordenação de Documentação da FGV CPDOC em parceria com o Departamento de Arquivologia da UNIRIO, realiza sua segunda edição online, com dois encontros, no dia 1 de dezembro.

Pela manhã, das 9h às 12h, haverá a mesa de abertura com a palestra “O acervo audiovisual de Max Stahl e a independência de Timor-Leste: Patrimônio e Identidade, História e Memória”, ministrada pelo professor Marcelo Nogueira de Siqueira (UNIRIO e UC). A apresentação abordará a importância do acervo que foi determinante para a independência de Timor-Leste no início do século XXI. Ele é o registro de toda a luta de resistência dos anos 90 contra a ocupação do país,  ganhou o título de Memória do Mundo - Internacional pela UNESCO e é um exemplo único de como um acervo audiovisual pode influenciar na memória e na história de um povo. Atualmente, a Universidade de Coimbra custodia o acervo digital e promove seu tratamento técnico.

Já na parte da tarde, das 14h às 17h, serão duas mesas de comunicações com a apresentação de pesquisas desenvolvidas por estudantes pós-graduandos, professores, pesquisadores e profissionais sobre acervos audiovisuais, memória institucional, preservação e cultura.

O projeto de extensão está em seu terceiro ano de atividades e é coordenado por Daniele Amado, coordenadora de Documentação da FGV CPDOC e Fernanda Monteiro, Professora da UNIRIO.

Palestrante: Marcelo Nogueira de Siqueira

Moderadoras: Daniele Amado - Coordenadora de Documentação FGV CPDOC e Fernanda Monteiro UNIRIO

- Zoom
Transmissão online