• Webinar | Desafios para o crescimento do transporte marítimo de cabotagem na visão dos armadores nacionais 28 jul 2020 18:00 a 19:30
    Economia
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão online
    Data: 28 Julho 2020
    Responsáveis: FGV Transportes

A extensa costa brasileira, com cerca de 7,4 mil quilômetros, favorece o uso  da cabotagem para o transporte e escoamento de cargas, por ser uma modalidade operacionalmente mais segura, com baixo consumo energético, menos poluição ao meio ambiente e alta capacidade de transporte. Apesar de pouca participação na matriz de cargas brasileira, em torno de 11%, a atividade de cabotagem registrou alta de 11,3% na movimentação de cargas entre janeiro e abril de 2020, em relação ao mesmo quadrimestre do ano passado, segundo a ANTAQ.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o setor portuário tem mostrado resiliência aos efeitos da pandemia e da crise econômica, mostrando um crescimento relevante no fechamento de dados do primeiro quadrimestre, com destaque para o aumento das movimentações da cabotagem.

Dessa forma, o Ministério da Infraestrutura está prestes a enviar ao Congresso Nacional a proposta do programa “BR do Mar”, que visa incentivar, aumentar a competitividade e impulsionar o transporte marítimo de cabotagem no Brasil. O projeto tem como linha central a desburocratização do setor e a busca de solução para a redução de impostos no combustível e desoneração da importação de embarcações, bem como a autorização do afretamento de embarcações estrangeiras para cabotagem.

A partir das expertises e experiências dos palestrantes convidados, o webinário aqui proposto pretende explorar todo esse panorama e também entender como os operadores enxergam o futuro da cabotagem no Brasil.

Palestrantes: Julian Thomas - Diretor-Superintendente da Aliança Navegação e Logística, Angelo Baroncini - CEO da Companhia de Navegação NORSUL e Diretor da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem - ABAC, Marco Aurélio Guedes - Relações Institucionais da FLUMAR Transporte de Químicos e Gases e Diretor da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem - ABAC.

Moderadores: Marcus Quintella - Coordenador do FGV TRANSPORTES, Cleber Lucas - Diretor-Presidente da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem - ABAC

- YouTube FGV
Transmissão online