• Webinar | Difusão de políticas públicas e a América Latina 04 nov 2020 18:00 a 19:00
    Políticas Públicas
    Webinar | Difusão de políticas públicas e a América Latina
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão Online
    Data: 04 Novembro 2020
    Responsáveis: FGV EPPG

Os países latino-americanos foram durante muito tempo importadores de políticas públicas e instituições do Norte Global. O legado colonial e os vínculos estabelecidos por meio das relações internacionais durante o século XX favoreceram a adoção de instituições políticas da Europa e Estados Unidos.

No entanto, nas últimas décadas, surgiu uma nova conjuntura em que as inovações em políticas públicas desenvolvidas na América Latina começaram a se difundir na direção Sul-Sul e até mesmo Sul-Norte. São exemplos o Orçamento Participativo e o programa Bolsa Família do Brasil, bem como as políticas de transporte urbano da Colômbia.

Por que as políticas latino-americanas foram difundidas dentro e fora da região? Quais agentes estiveram envolvidos? Quais forças influenciaram esses processos? Este webinar tem por objetivo discutir estas questões e apresentar os resultados da publicação "Latin America and Policy Diffusion" (Routledge, 2019), cuja publicação está prevista para 2020 em português.

Palestrante: Osmany Porto de Oliveira - Professor na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Moderadores: Fernando Filgueiras - Professor EPPG e Edson Kondo - Diretor EPPG.

- YouTube FGV
Transmissão Online