• Webinar - Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil e no Mundo13 fev 202011:30
    Administração
    Webinar - Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo no Brasil e no Mundo
    Local: Transmissão Online
    Endereço: Consulte a programação
    Data: 13 Fevereiro 2020
    Horário: 11:30
    Responsáveis: FGV IDE - Educação Executiva

    Os polos mais importantes como o Vale do Silício, Nova York e Londres continuam dominando a atenção dos investidores. Mas surgem novos arranjos em setores específicos como o financeiro, segurança digital e soluções baseadas em registro distribuído (blockchain)”, revela o estudo Global Startup Ecosystem 2018, levantamento realizado pelo projeto Startup Genome, que há sete anos observa polos de inovação espalhados pelo mundo. Um deles, com certeza, é São Paulo, única cidade brasileira citada ao longo do documento. Os outros parecem representar o Rio de Janeiro e Florianópolis.

    O nosso webinar vai apresentar o cenário atual dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo, cases de sucesso como as cidades selecionadas pelo MIT REAP (Programa Global de Aceleração e Empreendedorismo de Regiões). E principalmente apresentar ferramentas de avaliação e investimento em startups, cenário de crescimento do Corporate Venture no Brasil e no mundo. Metodologias de inovação aberta aplicadas as empresas como os 5C’s e 5I’s, além de ferramentas de engajamento, gestão de processos de inovação e indicadores.

Palestrantes

  • Hudson Mendonça
    Mais de 15 anos de experiência em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo, ocupando diversas posições estratégicas nessas áreas. Profissional de carreira da Finep, foi gestor da área de Energia e Tecnologias Limpas e Superintendente das áreas de Defesa, Fármacos e da Regional de São Paulo. Foi Subsecretário e Secretário Executivo Adjunto do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Inserido no ecossistema de startups, é o atual Diretor do Comitê de Cleantech da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) tendo atuado como avaliador/mentor de mais de 200 startups em programas como o InovAtiva Brasil, 100 Open Startups, Iniciativa na Cadeia de Valor, Prêmio Finep de Inovação, Hacking.Rio, NASA Space Apps etc. Economista pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela COPPE/UFRJ e Doutor em Administração com foco em Estratégia, Inovação e Corporate Venture, é atualmente pesquisador do LabrInTOS da COPPE/UFRJ e professor de Corporate Venture e Startups da FGV. Participou/coordenou iniciativas relevantes relacionadas à área como o ranking 100 Startups to Watch do Grupo Globo (PEGN, Época Negócios e Valor Econômico), o Panorama de Corporate Venture do Brasil, da Harvard Alumni Angels, e o Mapa de Impacto das Startups no Setor de Energia da COPPE/FGV/EDP. Tendo estudado Ecossistemas de Inovação no MIT, está liderando a candidatura do Rio de Janeiro ao Programa de Aceleração Regional do MIT, de forma inédita no país.
  • Thiago Guimarães Peixoto
    Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual (INPI), Pós-graduado em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Especialista em Análise Transacional (UNAT-Brasil) e Bacharel em Computação (UFRJ). Atua há mais de 10 anos em projetos de P&D e Inovação em grandes empresas, tendo captado mais de R$100 milhões em recursos. Na TV Globo participou de projetos premiados no Brasil e no exterior. Na Estácio foi responsável pela criação do Game Center Estácio, maior plataforma de games educacionais de uma universidade, inventou o Telion®, equipamento patenteado e presente em mais de 100 salas de aula em todo o Brasil e desenvolveu com o INPI o maior estudo já feito sobre patentes para a área da educação. Membro regular do comitê de Fomento em Inovação da ANPEI, mentor HackBrasil Harvard e júri no Desafio de Inovação Inclusiva do MIT. Ministra cursos nas áreas de Psicologia, Gestão e Tecnologia em programas de pós-graduação e educação corporativa no BNDES, Marinha, Eletrobrás, Vale, Correios, Estácio e na FGV. Em Furnas criou e está responsável pelo Programa de Inovação e impulsiona ações de Inovação Aberta e em Ecossistemas de Inovação.
  • Ricardo Moraes
    CEO e co-fundador da Ocaflow, uma plataforma de governança para ajudar empresas, seus colaboradores e investidores na criação e gestão do cap table, seus contratos societários e relatórios para melhorar a tomada de decisão e comunicação entre os sócios e seus stakeholders em tempo real. Possui 10 anos de experiência com investimentos em startups, inovação e tecnologia. Atuou como gestor de fundos de investimentos Venture Capital e Family Office por 6 anos e nos últimos 4 anos atuou como executivo de startups no Brasil e Vale do Silício. Como destaque, foi gerente geral responsável pelo lançamento da Cabify no Rio de Janeiro e fez parte do time da Carta, empresa do Vale do Silício de gestão de cap table. Em 2019, estruturou o programa do BNDES Garagem, o maior programa de apoio à startups feito no Brasil. Faz parte da banca avaliadora do programa de aceleração SEED MG e da premiação Startup Awards, assim como é facilitador e mentor de diversos outros programas de aceleração, como Startup Weekend, Conecta Startups Brasil e Startup Farm. Professor da FGV nos cursos de Investimentos em startups e Modelos de Negócios Digitais, atua também como conselheiro de startups em fase de scale up. Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e MBA com foco em Investimentos e Finanças pela Hult Business School em Boston.
  • Lindalia Junqueira Reis
    Coordenadora e Profa FGV. CEO Ions Innovation e do Hacking.Rio, maior maratona de hackers da América Latina. Foi a 1a brasileira selecionada pelo Singularity University na NASA. Investidora Gávea Angels e MIA (Mulheres Investidoras Anjos), Founders Institute, e membro dos Conselhos FINEP, ACRJ, Rio2C, CT SMART e influencer do MIT Technology Review e Global Women in Tech. Foi Presidente Conselho Empreendedorismo Câmara Empresarial Rio. Diretora Executiva Anpei (Assoc Nac Pesquisa e Empresas Inovadoras) e do Comitê de Inovação da SET (Sociedade de Engenharia de TV), onde criou o 1o Desafio aberto para startups multimidia, Desafio SETUP que já selecionou mais de 70 startups. Criou também o 1o Programa de Inovação Aberta, I9 Rede Globo, que em 2012 conquistou o Prêmio IBC Innovation Awards. Depois como Diretora de Inovação da Universidade Estácio criou a 1a Pré Aceleradora de Startups do Brasil, eleita a melhor aceleradora do Brasil pelo Spark Awards no CASE 2015. Foi CEO Global Lumiar e jurada do Global Shell Live Wire Top Innovators em 2017 e Global Women in Tech 2019. Prêmio Destaque Inovação ASSESPRO e LIDE 2015. Engenheira de Produção da UFRJ, Bacharel Música Universidade Estácio, MBE Responsabilidade Social e Gestão 3o Setor UFRJ Economia, Especialista em Inovação pela COPPE. Sócia Rede Yaki Alimentos, além de mais de 30 anos de experiência em estratégia de negócios, marketing, inovação em empresas como: Dataprev, Shell, Nacional Seguros, JMacedo, Capal Alimentos, Michellin, Oi, TIM, Rede D’or, Casa Shopping, Grupo Trigo (Spoleto), Coca-Cola, Banco Mundial, Mongeral Aegon Seguros, FGV IBRE, entre outros.

Local

- Transmissão Online

Confira outros eventos