• Webinar | Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios após a pandemia 05 jun 2020 14:30 a 16:00
    Administração
    Webinar | Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios após a pandemia
    Local: YouTube
    Endereço: Transmissão online
    Data: 05 Junho 2020
    Horário: 14:30
    Responsáveis: FGV Transportes

    O Brasil é considerado um dos países mais empreendedores do mundo, junto com os EUA e China, segundo as pesquisas anuais do Global Entrepreneurship Monitor – GEM, que, em 2019, estimaram a taxa de empreendedorismo nacional em 38%, isto é, o país atingiu cerca de 52 milhões de brasileiros que possuem um negócio próprio ou estão envolvidos com alguma atividade empreendedora. Desse total, nove milhões são microempreendedores individuais (MEI), segundo o Sebrae.

    Essa taxa de empreendedorismo indica a existência de 38 empreendedores, iniciais e estabelecidos, para cada grupo de 100 brasileiros pertencentes à população economicamente ativa do país, ou seja, pessoas entre 18 e 64 anos.

    Antes da pandemia, o Brasil registrava mais de 12 milhões de micro e pequenas (MPE), que correspondiam a 99% do total das empresas instaladas no país. As MPEs representavam 27% do PIB nacional, 52% dos saldos de empregos formais, 40% da massa salarial, 70% das novas geradas por mês e 4% das exportações brasileiras.

    Atualmente, no auge do isolamento social e sob os efeitos econômicos da pandemia, os números acima mudaram e a maioria das MPE, assim como muitas médias e grandes empresas, estão muito prejudicadas e na iminência de falências. Cenários futuros ainda estão muito difíceis de serem traçados, todavia há um consenso entre os economistas que 2020 poderá registrar uma enorme recessão, tanto no Brasil como no resto do mundo. As economias brasileira e mundial sofrerão enorme retração do consumo, desemprego e queda no PIB, mas, após a liberação da economia, provavelmente em agosto, o horizonte deverá ficar mais claro para previsões econômicas, inclusive com possibilidade de início de uma reação com a volta da normalidade.
    O webinar aqui proposto pretende explorar todo esse panorama e também entender quais são as perspectivas para o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios após a pandemia, na visão dos palestrantes convidados.

    Palestrantes: João Appolinário - Presidente e fundador da Polishop, Sérgio Bocayuva, Sócio e CEO da Usaflex,  Acelerador e investidor de empresas multi setores com 37 anos de experiência em varejo e bancos de investimento, Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza

    Moderadores: Marcus Quintella - Professor e Coordenador Acadêmico do MBA em Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios da FGV Educação Executiva, Founder & Partner do NETCREDITO.com.br, Maria Candida Torres - Mentora e sponsor na mariatorres.com., TedX Speaker, Coordenadora Acadêmica e Professora da FGV Educação Executiva

     

Local

- YouTube
Transmissão online

Confira outros eventos