• Webinar | Eugenia no Brasil: a história continua? 25 set 2020 14:30 a 16:30
    Ciências Sociais
    Webinar | Eugenia no Brasil: a história continua?
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão online
    Data: 25 Setembro 2020
    Responsáveis: FGV CPDOC

A eugenia foi um movimento social e científico que se organizou na primeira metade do século XX em torno da crença de que a nascente ciência da genética poderia resolver problemas sociais e econômicos. O movimento se espalhou pelos mais diversos países, sempre visando o melhoramento “racial” das suas populações nacionais.

No Brasil, a eugenia nasceu associada ao movimento sanitarista, mas, na virada da década de 1920, muitos eugenistas condenavam o país por ter uma população pouco homogênea e saudável e sugeriam medidas como a esterilização de doentes mentais e a segregação racial. Com o crescente predomínio no Brasil, a partir dos anos 1930, do elogio à miscigenação como marca da nacionalidade e a partir das revelações dos horrores do holocausto nazista no segundo pós-guerra, a eugenia caiu em descrédito.

Hoje, diante do ressurgimento de movimentos políticos de extrema-direita, que levantam a bandeira de um nacionalismo xenofóbico e racista, é necessário indagar em que medida retomam ideais formulados pelo movimento eugênico do início do século XX.

Palestrante: Robert Wegner - Professor-pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/FioCruz.

Moderador: Bernardo Buarque - Professor da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC.

- YouTube FGV
Transmissão online