• Webinar | Globalização, direito e ensino jurídico: Uma leitura a partir de currículos transformadores 12 mai 2021 10:00 a 12:00
    Direito
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão Online
    Data: 12 Maio 2021
    Responsáveis: FGV Direito SP

A globalização corporativa, a ascensão do capitalismo financeiro e as mudanças nas tecnologias de informação e produção vêm desestabilizando formas tradicionais de organização jurídica e político-social no Ocidente e contribuindo para a ampliação das desigualdades entre grupos sociais. Com isso, faz-se necessário discutir o papel que as instituições jurídicas, de maneira geral, e as faculdades de Direito, em particular, desempenham na conformação desse novo cenário.

O objetivo deste evento, organizado pelo programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP, é discutir as relações entre globalização, transformações no Direito e ensino jurídico a partir da análise que professoras(es) engajadas(os) nos processos de formação de três cursos com propostas curriculares inovadoras – FGV Direito SP, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) – fazem sobre o sentido político e acadêmico dessas propostas.

A co-organização do presente evento foi resultado das atividades realizadas em bolsa de capacitação vinculada ao Projeto Institucional de Internacionalização pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (Capes), no âmbito do Programa Capes-PrInt, Processo nº 88881.310478/2018-01, Projeto 88887.310477/2018-00 (“O Direito na Era Digital”), sob coordenação do Prof. José Garcez Ghirardi e Código de Financiamento 001.

Programação:

10h – Abertura