• Webinar | A inserção das mulheres no mercado de trabalho 22 abr 2021 10:00 a 11:30
    Webinar | A inserção das mulheres no mercado de trabalho
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão Online
    Data: 22 Abril 2021
    Responsáveis: FGV IBRE

A presença das mulheres no mercado de trabalho aumentou substancialmente nas últimas décadas no Brasil. Mas as mulheres ainda enfrentam barreiras para conseguir salários parecidos com os dos homens, principalmente em ocupações de maior qualificação. As barreiras ao desenvolvimento de suas carreiras estão associadas a fatores como a dupla jornada com as tarefas domésticas e cuidados com os filhos, culturas organizacionais de promoção baseadas em critérios de avaliação masculinos e barreiras que dificultam a progressão na carreira.

A recessão decorrente da COVID-19, diferente de recessões comuns, afetou desproporcionalmente as mulheres, particularmente as mães. Mesmo em um cenário em que a pandemia recue com o avanço da vacinação, alguns dos seus impactos sobre o mercado de trabalho serão persistentes, e políticas públicas podem ser necessárias para impedir que a pandemia gere retrocesso nos ganhos das mulheres no mercado de trabalho.

Para debater esses temas, o Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE), que está completando 70 anos este ano, e o jornal Folha de S. Paulo, convidam para o webinar "A Inserção das Mulheres no Mercado de Trabalho".

Palestrantes: Ana Luiza Neves de Holanda Barbosa - Pesquisadora do IPEA, Cecilia Machado - Professora do FGV EPGE, e Laisa Racther - Pesquisadora do FGV IBRE

Moderação: Fernando Canzian - Repórter especial da Folha de S. Paulo

- YouTube FGV