• Webinar | Supremo Interesse: A evolução do processo de seleção dos ministros do STF 02 jul 2020 18:00 a 20:00
    Direito
    Local: YouTube FGV
    Endereço: Transmissão online
    Data: 02 Julho 2020
    Responsáveis: FGV Direito Rio

A FGV Direito Rio convida para o webinar " Supremo Interesse: A evolução do processo de seleção dos ministros do STF", que marca o lançamento do livro "Supremo Interesse", do professor Álvaro Palma de Jorge. A obra trata do processo de escolha dos ministros do STF, um dos temas mais relevantes no momento, tendo em vista que se aproxima a aposentadoria do decano da corte.

O webinar mostrará a forma como funciona o processo, na teoria e na prática, trazendo inputs sobre a importância da participação social, histórico e comparação com o processo nos Estados Unidos da América.

Palestrantes: Joaquim Falcão - Professor Pesquisador Titular da FGV DIREITO RIO, Doutor em Educação, University of Génève, 1981, Doutor em Educação pela University of Génève. LLM pela Harvard Law School. Graduado em Direito pela PUC-Rio. Professor da Graduação e do Mestrado em Direito da Regulação. Foi Diretor da FGV DIREITO RIO (2002 a 2017). Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2005 a 2009). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: poder judiciário, internet, reformas, separação dos poderes e globalização. Paulo Daflon Barrozo - Professor da Boston College Law School. Seu trabalho é redefinidor do nosso entendimento sobre direitos, punição, crueldade, política, distribuição, educação jurídica e a natureza e evolução do direito em sociedades complexas. Ele recebeu seu Bacharelado em Direito pela UERJ, seu S.J.D. pela Harvard Law School e seu Doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Francisco Bosco - Ensaísta, doutor em teoria da literatura pela UFRJ. Autor de “A vítima tem sempre razão? Lutas identitárias e o novo espaço público brasileiro”, entre outros. Ex-presidente da Funarte e ex-colunista do jornal O Globo, atualmente apresenta o programa Papo de segunda, no canal GNT, Álvaro Palma de Jorge - Professor Fundador da FGV Direito Rio. LL.M pela Harvard Law School e mestre em direito da regulação pela FGV.  Advogado e árbitro, Álvaro Palma de Jorge foi professor da Faculdade de Direito da UFRJ é atualmente sócio do Palma Guedes Advogados e Vice-Presidente do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA).

- YouTube FGV
Transmissão online