A PLATAFORMA DA OCDE - COMBATENDO O CORONAVÍRUS (COVID-19)

Contribuindo para um esforço global

Parceria com OCDE intensifica colaboração da FGV no esforço global de combate a COVID-19

A FGV intensifica seu papel no esforço global no combate a COVID-19 por meio de parceria de conhecimento com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em um período de grave crise econômica e social é importante divulgar análises de qualidade e confiáveis. Dessa forma, a FGV Europe reafirmou a sua parceria com a OCDE de mais de 10 anos e irá disponibilizar, gratuitamente, o conteúdo em português dessa plataforma.

Essa plataforma foi lançada no âmbito do compromisso da OCDE de colocar a sua experiência e competência técnica ao serviço de governos de todo o mundo. A instituição apoia o desenvolvimento de políticas eficazes necessárias, em qualquer setor, para retardar a disseminação da COVID-19 e atenuar seus efeitos econômicos e sociais – nas áreas da saúde, tributos, trabalho e emprego, PMEs, educação, ciência e tecnologia, comércio e investimento, e muito mais.

Conheça mais uma parceria da FGV alinhada a sua missão de estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional, enquanto continua se consolidando como um dos principais centros de conhecimento do mundo.

 

Saiba como a FGV está atuando durante a pandemia do coronavírus (COVID-19): FGV e Você: O Brasil Vai Vencer

Acesse também o conteúdo que continua sendo produzido:

FGV em casa

Cursos online gratuitos

Webinars da FGV

Saiba mais

2. OCDE e o Brasil

Para saber mais acesse a Publicação da OCDE Trabalhando com o Brasil 2018

O Brasil é um dos Parceiros-Chave mais ativo da OCDE. Aproveitando de seu status de Parceiro-Chave, o Brasil adere a diversos Instrumentos Legais da OCDE, e participa de múltiplos órgãos da OCDE. Além disso, o Brasil é um membro do Centro de Desenvolvimento da OCDE e ainda participa ativamente de seis Foruns e Redes Regionais OCDE-LAC.

Consolidando essa cooperação crescente e mutuamente benéfica, o Brasil expressou oficialmente seu interesse em se tornar um membro da OCDE em maio de 2017. Desde então, o país intensificou ainda mais sua cooperação com a OCDE, convergindo para os padrões da Organização e buscando ampliar sua participação nos diferentes órgãos da OCDE. A FGV vem acompanhando de perto este processo.

3. OCDE e a FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) mantém uma parceria de conhecimento com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) desde 2010. A FGV Europe, participa ativamente no Fórum da OCDE que acontece anualmente, contribuindo com exposições de palestrantes e apresentando pesquisas, estudos e análises de alto nível. Esta parceria abrange a produção de estudos, publicações, seminários, entre outras iniciativas. Adicionalmente, destacamos a parceira no “Índice para uma Vida Melhor” da OCDE desde o lançamento da sua versão em português em 2014, sendo responsável por traduzir, atualizar e promover o Índice para o público lusófono em todo o mundo.  Para além disso, em 2018, a FGV proporcionou, em Paris, uma reunião com os membros do judiciário brasileiro e o Secretário Geral da OCDE, Angel Gurría, e outros diretores da instituição. O objetivo do encontro foi de aprofundar a nossa parceria com a OCDE, ampliando o seu escopo temático para a área de Direito.

FGV Europe vem acompanhando de perto o processo de aproximação do Brasil da OCDE, e encoraja, o desenvolvimento de relações cada vez mais estreitas entre ambos. Em 2015, a FGV teve a oportunidade de testemunhar a assinatura do acordo de cooperação OCDE-Brasil, um marco para o Brasil, para a OCDE e para a FGV.