Estudo investiga empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda no Brasil
As etapas do projeto mostram a importância de conscientização empreendedora, trabalho em equipe e alfabetização tecnológica como recursos chaves para o sucesso das iniciativas
Nos últimos anos, projetos internacionais de desenvolvimento têm buscado estimular o empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda como forma de aliviar a pobreza. No Brasil, um hub tecnológico conhecido como Porto Digital desenvolveu o projeto “Ressignifica”, voltado para fornecer treinamento a empreendedores da economia criativa em comunidades carentes. Os pesquisadores Ely Laureano Paiva (FGV EAESP) e Marcos Primo (UFPE) investigaram como esses recursos de treinamento podem impactar o desenvolvimento de negócios nessas comunidades, destacando os desafios e as conquistas de tal iniciativa.
A pesquisa, publicada na revista Technological Forecasting and Social Change, estuda o caso do projeto Ressignifica em quatro comunidades de baixa renda no Brasil. Assim, os pesquisadores utilizaram como metodologia observação participante, entrevistas com líderes de equipe e coordenadores do projeto, além de análise de documentos. O objetivo foi entender como os recursos de um hub tecnológico poderiam fomentar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda.
Desse modo, o fator-chave que determinou o sucesso de alguns grupos foi a alfabetização tecnológica. Outros grupos, especialmente aqueles sem habilidades básicas de negócios e tecnologia, enfrentaram dificuldades adicionais. Durante as três fases do projeto — conscientização empreendedora, estágio inicial e incubação — os participantes precisaram não apenas de acesso a recursos, mas também de apoio para usá-los de maneira eficaz.
Os pesquisadores destacam a etapa de conscientização empreendedora como um recurso chave. Ela visa aumentar a autoestima e a confiança dos participantes e é essencial para o engajamento nas atividades do hub. Além disso, grupos que já possuíam algum grau de alfabetização tecnológica conseguiram avançar mais rapidamente, demonstrando que a formação prévia tem impacto direto nos resultados.
Outro ponto relevante foi a constatação de que o trabalho em equipe foi um dos principais mecanismos para os participantes desenvolverem suas ideias empreendedoras. Portanto, a colaboração entre os membros das comunidades permitiu a identificação de oportunidades e o desenvolvimento de startups durante o processo de incubação.
Em conclusão, o estudo destaca que, para alcançar sucesso em iniciativas de empreendedorismo tecnológico em comunidades de baixa renda, é necessário um conjunto de ações estruturadas ao longo do tempo. Isso inclui capacitação gradual, suporte contínuo e uma adaptação dos recursos às necessidades específicas dos empreendedores em diferentes fases do projeto.
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