Institucional

Pesquisa para impulsionar a Base Industrial de Defesa do Brasil é selecionada pela CAPES

Professor da FGV EBAPE lidera projeto que explora a interseção entre políticas públicas, indústria, tecnologias de uso dual e defesa nacional.

Compartilhe:
Pesquisa para impulsionar a Base Industrial de Defesa do Brasil é selecionada pela CAPES

A proposta de projeto de pesquisa “Políticas públicas, indústria, dualidade e defesa nacional: evidências para uma agenda de desenvolvimento da Base Industrial de Defesa brasileira”, liderada pela FGV, foi contemplada pela CAPES para obter apoio financeiro no âmbito da quinta edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Edital 36/2023 da CAPES – Defesa Nacional – Pró-Defesa V).

O projeto, que conta com a participação, em rede, de instituições como a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Escola Superior de Defesa (ESD), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), além de instituições de ensino colombianas como a Universidad del Valle e a Universidad Nacional de Colombia, obteve nota máxima nos critérios de análise de mérito, classificando-se entre as 15 vagas recomendadas para apoio financeiro da CAPES. Ao todo, o Pró-Defesa reuniu 79 propostas de projetos de pesquisa por todo o país.

Segundo o professor Paulo Negreiros Figueiredo, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), coordenador principal da proposta contemplada, “o projeto tem como objetivo explorar a interseção entre políticas públicas, indústria, tecnologias de uso dual e defesa nacional, no sentido de contribuir para a promoção de uma agenda de desenvolvimento para a Base Industrial de Defesa brasileira, em suas multifacetadas dimensões sociais, estratégicas, econômicas e tecnológicas. Trata-se de um objetivo prioritário presente na Estratégia Nacional de Defesa e, mais recentemente, no programa Nova Indústria Brasil”.

Segundo o professor Guilherme R. Garcia Marques, corresponsável na coordenação do projeto, “a abordagem multidisciplinar prevista na proposta, integrando elementos da administração, da economia e da geopolítica, será fundamental para que possamos avançar na compreensão dos complexos desafios enfrentados pela nossa Base Industrial de Defesa”.

O Programa Pró-Defesa é executado por meio de parceria entre o Ministério da Defesa e a CAPES, com o objetivo de estimular no país a realização de projetos conjuntos de pesquisa e a formação de recursos humanos pós-graduados em Defesa Nacional, com o propósito de desenvolver, consolidar e difundir o pensamento brasileiro nesta área estratégica.

Para mais informações sobre o evento de lançamento da pesquisa, acesse o site da FGV EBAPE.