Relações Internacionais

Presidente da FGV e delegação da Nigéria discutem projeto para modernizar o setor agrícola do país

Com duração prevista de 10 anos e orçamento estimado em US$ 1,2 bilhão, o The Green Imperative Project (GIP) é um dos maiores projetos internacionais de transferência de tecnologia agrícola, idealizado pela FGV Europe com o apoio do Deutsche Bank.

Compartilhe:
Presidente da FGV e delegação da Nigéria discutem projeto para modernizar o setor agrícola do país

No dia 18 de novembro, por ocasião da reunião do G20 no Rio de Janeiro, o presidente da Fundação Getulio Vargas, Prof. Carlos Ivan Simonsen Leal, recebeu uma delegação da Nigéria liderada pelo Ministério Federal de Agricultura e Pesquisa em Segurança Alimentar (FMAFS) da Nigéria, incluindo membros da Unidade de Coordenação de Sistemas Alimentares da Presidência da Nigéria (PFSCU) à FGV.

O encontro proporcionou a oportunidade de aprofundar o conhecimento do FMAFS sobre a FGV, fortalecer relações mútuas, explorar colaborações e discutir assuntos de interesse comum, como o The Green Imperative Project (GIP), um dos maiores projetos internacionais de transferência de tecnologia agrícola, idealizado pela FGV Europe com o apoio do Deutsche Bank.

A concepção do GIP começou em 2018, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura da Nigéria e a FGV Europe. Desde então, ambas as partes se envolveram em várias discussões significativas para avançar na sua concepção. Com duração prevista de 10 anos e orçamento estimado em US$ 1,2 bilhão, o GIP é uma iniciativa de cooperação entre o Brasil e a Nigéria, que visa modernizar e fortalecer o setor agrícola nigeriano, por meio de tecnologia e conhecimento na agricultura tropical brasileira. Além disso, foi assinado um novo memorando de entendimento destinado a aumentar a produtividade agrícola da Nigéria no que diz respeito à produção de fertilizantes e sementes híbridas e a soluções de financiamento agrícola.

A delegação nigeriana foi composta por membros da FMAFS e PFSCU NG, do gabinete da Presidência da Nigeria e por representantes do setor privado da Nigeria: Sr. Temitope Peter Fashedemi, Secretário Permanente; Sra. Marion Moon, Assistente Técnica de Agricultura; Sra. Adenike Laoye, Assistente Especial Sênior de Finanças e Economia; Sra. Yasmin Mohammed, Assistente Especial de Transição Energética; Exmo. Abiodun Yinusa, Conselheiro Especial para Agricultura e Segurança Alimentar; Eng. Abdullahi Abubakar, Diretor, Departamento Federal de Agricultura; Barr. Garba Isimbabi, Diretor Jurídico; Eng. Ibrahim Alkali, Assistente Especial Técnico; Sra. Jalwau Ahmadu Bello, Assistente Especial de Agricultura e Mudanças Climáticas; Sra. Khadijat Othman, Associada de Produção, do PFSCU NG; e representantes do setor privado, Sra. Zainab Bello, Conselheira de S&E, Shell; Sr. Abubakar Sadiq Falulu, Diretor-Gerente da FaLGates; Sr. Usman Dantata, Diretor-Gerente da Sagad; e Sra. Aishatu Suraiya Hamidu, Diretora da Sagad.

Da FGV Europe estiveram presentes: Cleber Guarany, Gerente de Projetos e Diretor do GIP; Francisco Torres, Assessor de Finanças e Compliance; Giuliano Senatore, Coordenador Técnico do Projeto; Vanessa Africani, Especialista em relações com a mídia; Vitor Sawczuk, Gerente de Projetos; Sara Pais, Gestora de Assuntos Internacionais; Marco Saverio Ristuccia, Gerente de Projetos e Andrea Raccichini, Analista de Projetos. Também participou o Prof. Marlos Lima, Diretor da FGV DINT.

Confira o vídeo sobre o início de uma nova era na Agricultura