17º Fórum de Economia discute papel do investimento público e retomada do crescimento

Evento será realizado nos dias 2 e 7 de dezembro e, neste ano, será gratuito e online, com transmissão ao vivo pelo canal da FGV no Youtube
01 Dezembro 2020

O Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realiza, nos dias 2 e 7 de dezembro, o 17º Fórum de Economia. Neste ano, o evento será gratuito e online, com transmissão ao vivo pelo canal da FGV no Youtube.

Papel do investimento público na recuperação da economia brasileira

No primeiro dia, 2 de dezembro, a partir das 15h, será debatido o tema “o papel do investimento público na recuperação da economia brasileira”. A proposta é discutir como a retomada do investimento público parece ser fundamental para estimular o nível de atividade da economia brasileira, melhorar nossa competitividade e minorar gargalos sociais. Como o investimento público pode auxiliar na recuperação da economia brasileira? É necessário ter uma meta para esse investimento? Como financiá-lo?

Os debatedores serão Andre Lara Resende, economista, doutor pelo MIT e um dos formuladores do Plano Real; Luiz Carlos Bresser-Pereira, diretor do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da FGV; Manoel Pires, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (FGV IBRE) e Monica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute for International Economics e professora da Sais/Johns Hopkins University. A moderação será de Nelson Marconi, coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da FGV.

O Brasil voltará a crescer?

Já no segundo dia de evento, 7 de dezembro, a partir das 14h, o debate traz como tema: “O Brasil voltará a crescer?”. A finalidade é repercutir a economia brasileira, que parece estar sem rumo diante da ausência de uma estratégia para o pós-covid. Neste quadro, quais são as possibilidades de melhoria? O que será necessário fazer para reingressarmos em uma rota de crescimento?

Os debatedores serão Daniela Campello, professora da FGV EBAPE; Luiz Carlos Mendonça de Barros, economista, ex-presidente do BNDES e ex-Ministro das Comunicações; Luiz Guilherme Schymura, diretor do FGV IBRE e Nelson Barbosa, pesquisador do FGV IBRE, professor da FGV EESP, UnB e ex-Ministro da Fazenda. A moderação será de Nelson Marconi, coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da FGV.

Para mais informações sobre o 17º Fórum de Economia e inscrições acesse o site.