Institucional

7º Cosud: Governadores do Sul e Sudeste debateram saneamento, reforma tributária e pacto federativo na FGV

 O foco do evento foi consolidar a agenda de cooperação entre os governos dos setes estados que compõem as regiões, com temas que atendam às necessidades econômicas, sociais e ambientais desses locais.

Compartilhe:
7º Cosud: Governadores do Sul e Sudeste debateram saneamento, reforma tributária e pacto federativo na FGV

Nos dias 2, 3 e 4 de março, a Fundação Getulio Vargas recebeu, no Rio de Janeiro, o 7º encontro do Cosud - Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O foco do evento foi consolidar a agenda de cooperação entre os governos dos setes estados que compõem as regiões, com temas que atendam às necessidades econômicas, sociais e ambientais desses locais.

Participaram do evento os governadores do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do Espírito Santo, Renato Casagrande, de Minas Gerais, Romeu Zema, do Paraná, Ratinho Júnior, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, de Santa Catarina, Jorginho Mello, e de São Paulo, Tarcísio Freitas. Além dos chefes dos executivos estaduais, o 7º Cosud reuniu secretários e o corpo técnico dos governos para a discussão de projetos em conjunto. O presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, representou a Fundação na mesa de abertura do evento.

Ao longo dos três dias de evento, secretários estaduais, ministros de estado, servidores públicos, professores e pesquisadores debateram assuntos fundamentais não só para o desenvolvimento das regiões Sul e Sudeste do país, mas também para criar um ambiente econômico favorável e que permita que as políticas públicas necessárias para impactar a qualidade de vida dos cidadãos sejam executadas. O 7º Cosud foi encerrado no último sábado, com a leitura da carta dos governadores. O documento foi produzido a partir da ação coordenada e cooperação dos sete estados representados no Cosud. No documento, foi destacado o apoio à reforma tributária, revisão da dívida dos estados e ampliação do debate no âmbito do Pacto Federativo.

“Fizemos questão de propor a discussão de um novo pacto federativo neste Cosud, porque considero esta uma questão principal ao lado da reforma tributária”, destacou o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anfitrião do evento.

Para mais informações sobre o 7º Cosud, acesse o site.