Aluna da FGV DIREITO RIO ganha prêmio por monografia

30 Novembro 2011

A aluna do 10º período da FGV DIREITO RIO Lívia Cristina Lavandeira Gândara de Carvalho foi a primeira colocada no concurso de monografias IBRAC-TIM. A premiação, que é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (IBRAC) em parceria com a empresa de telefonia Tim, foi realizada semana passada no 17º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência, realizado no Guarujá, São Paulo. O concurso também premiou estudantes de pós-graduação e trabalhos de profissionais da área de defesa da concorrência. A monografia ?Responsabilidade Civil Concorrencial: elementos de responsabilização civil e análise crítica dos problemas enfrentados pelos tribunais brasileiros?, de Lívia Gândara apontou que os principais entraves a uma efetiva reparação dos danos são o conflito de competência, o ônus da prova árduo ao autor da ação e a ausência de uma uniformização dos métodos de quantificação de danos. Além da premiação financeira, as melhores monografias serão publicadas na revista IBRAC, que é uma ferramenta muito utilizada para o debate na área de defesa da concorrência. ?É um reconhecimento acadêmico muito importante, uma forma de se inserir nos debates em matéria antitruste. A publicação garante uma grande projeção para quem está ingressando no mercado de trabalho?, avalia Lívia Gândara. Cerca de 40 estudantes de todo o país participaram do concurso do IBRAC na categoria graduação. A Defesa de Concorrência também foi tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) da aluna, mas, neste último, ela preferiu dar um enfoque maior na quantificação de danos.