Aluno da UEMA é o primeiro doutor do programa Dinter/CAPES da EBAPE

20 Junho 2012

O aluno Antonio Roberto Coelho Serra, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), defendeu ontem, dia 18 de junho, a tese ?Configuração da gestão da educação à distância: entendendo os resultados do ENADE para o curso piloto da Universidade Aberta do Brasil?. Ele se tornou o primeiro doutor formado pela EBAPE por meio do programa Dinter (Doutorado Interinstitucional) com a universidade do Estado do Maranhão.

A parceria permite o oferecimento do curso de doutorado em instituições fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa do país. Neste caso, o Maranhão, considerado um dos estados mais pobres do país, foi contemplado com a formação de um professor-doutor para a região.
A defesa da tese contou com a presença de Carlos Eduardo Bielschowsky e Celso José da Costa. Bielschowsky é presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), consórcio que oferece hoje 12 cursos de graduação à distância a cerca de 25 mil alunos em 32 pólos regionais em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Celso Costa é diretor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi vice-presidente do Consórcio CEDERJ - Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro - e atuou como relator da Comissão de avaliação do primeiro edital de implementação da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Foi também Coordenador Geral da UAB e diretor de Educação à Distância da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sua área de pesquisa em Matemática é Geometria Diferencial, em especial a teoria das superfícies mínimas. Em 1982 descobriu as equações de uma superfície mínima que atualmente leva o nome de Superfície Costa ou Costa Surface. Esta descoberta resolveu um problema aberto na área com 206 anos de existência.

A banca de defesa foi formada pela professora e orientadora Fatima Bayma de Oliveira (EBAPE), pela profª Luciana Mourão Cerqueira e Silva (co-orientadora - Universidade Salgado de Oliveira - Universo/RJ), pelos professores da EBAPE Deborah Moraes Zouain e Joaquim Rubens Fontes Filho, pelo professor Carlos Eduardo Bielschowsky (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), pelo professor Celso José da Costa (Universidade Federal Fluminense - UFF), pelo professor Alexandre Marino Costa (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC).