Alunos da DIREITO RIO visitam redação do jornal O Globo

26 Maio 2011

Jornalistas e operadores do Direito são importantes aliados no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento do conceito de cidadania. Para consolidar ainda mais essa relação, a FGV DIREITO RIO promoveu uma visita de 15 estudantes da graduação à redação do jornal O Globo, na quarta-feira, dia 17. Alunos do sétimo período que cursam a disciplina de Direito do Consumidor, ministrada pelo professor Ricardo Morishita Wada, assistiram a uma palestra com as jornalistas Nadja Sampaio e Luciana Casemiro, responsáveis pela coluna de Defesa do Consumidor, e, em seguida, conheceram os bastidores da produção do jornal.A cobertura dos Direitos do Consumidor existe no jornal O Globo há 30 anos e, na avaliação das jornalistas, a análise deste material demonstra o quanto a área evoluiu ao longo dos anos e os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos. Elas lembraram conquistas como a discussão para a aprovação do Código de Defesa do Consumidor que, dentre outras medidas, estabeleceu a obrigatoriedade de todos os produtos conterem informações como o prazo de validade.  A seção de cartas com reclamações dos consumidores é um exemplo de uma demanda cada vez maior dos consumidores. Quando começou, a coluna recebia, em média, 40 cartas por semana. Hoje são aproximadamente 150, chegando muitas vezes a 200 e-mails por dia. Para gerenciar todo esse conteúdo, o jornal mantém um banco de dados. Em 2010, o jornal recebeu 32.200 cartas. Até meados de maio deste ano, o sistema já conta com 15 mil reclamações de leitores.  De acordo com Nadja Sampaio, que responde pela coluna desde o início da década de 90, inicialmente o trabalho da jornalista era convencer as empresas a responderem as cartas enviadas pelos leitores. Na época, uma empresa chegou a afirmar categoricamente: ?consumidor é tudo mala?. Hoje, há uma conscientização maior, mas as jornalistas ainda trabalham em prol da melhoria da qualidade das respostas das empresas. A jornalista Luciana Casemiro resumiu o papel da imprensa. ?O nosso trabalho é de defesa de relações de consumo mais transparentes?, destacou. Ambas profissionais destacaram que o cidadão é o grande elemento de mudança na defesa dessas relações e apontaram o advento das mídias sociais como um dos grandes desafios para as áreas na área de Defesa do Consumidor.  A visita foi muito positiva na avaliação da estudante Anna Clara Monjardim. ?Foi uma oportunidade conhecer o processo de produção da notícia. Passamos a ter a perspectiva do outro lado, o dos jornalistas, e não apenas a compreensão do jornal como um produto final?, afirmou. Para o professor Ricardo Morishita, esse tipo de contato faz parte do processo de aprendizagem e formação dos alunos. ?Em uma sociedade do conhecimento, é muito importante para os futuros operadores do Direito conhecer o funcionamento da mídia?, diz. Para ver mais fotos da visita, clique aqui.