Alunos de Escola de Negócios da Espanha participam de intercâmbio na FGV

28 Março 2018
Alunos de Escola de Negócios da Espanha participam de intercâmbio na FGV

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), recebeu uma turma de mestrandos da ESADE Business School, de Barcelona (Espanha), para participar do módulo “EMBA Study Tour ESADE 2018”, coordenado pela professora Marisol Goia e o Departamento de Relações Internacionais da FGV EBAPE.

O grupo, formado por 38 alunos de 23 diferentes nacionalidades, teve a oportunidade de realizar visitas externas a companhias em São Paulo, como a Natura, onde puderam conhecer as instalações da fábrica e do centro de distribuição de produtos, e a Ernst & Young, onde assistiram uma palestra sobre tributação brasileira. Os alunos também participaram de palestras com representantes de empresas, como o presidente da farmacêutica Bristol-Myers Squibb, senhor Gaetano Crupi, e o presidente da Embratel, senhor José Formoso Martínez, que compartilharam sua experiência de trabalho no Brasil e as particularidades de se desenvolver um negócio no país.

No Rio de Janeiro, os alunos tiveram aulas com professores da FGV EBAPE – Marisol Goia (Intangible Assets in Rio); Sam Fouad (Change Management); Paulo Motta (Organizational Transformation); e Carmen Migueles (Business Strategy in the Brazilian Context) – que apresentaram perspectivas sobre o cenário de gestão nacional. O grupo teve a chance de visitar a marca de óculos Zerezes, onde foram recebidos pelo sócio fundador Hugo Galindo, que apresentou o conceito da marca e o ideal de sustentabilidade praticado. Também foram à sede da Coca-Cola na cidade, onde o CFO Alexandre Fernandes falou sobre a estratégia da empresa no Brasil e tendências de mercado. Coube ao Gerente-Sênior da Matte Leão, Raoni Lotar, falar sobre a operação da marca e a importância histórica do mate para o Rio de Janeiro.

Buscando estreitar ainda mais as parcerias entre as instituições foi promovido um evento de networking entre os participantes, onde os alunos dos mestrados profissionais da FGV EBAPE puderam conhecer e estar em contato com os alunos da escola espanhola. Foi um momento de troca de experiências entre os profissionais e a possibilidade de crescimento de suas redes de contato.

A ESADE Business School é uma faculdade e escola de pós-graduação localizada em Barcelona, com campi em Madri e Buenos Aires, e é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com diferentes rankings. Na Europa, o Financial Times listou a ESADE no quinto lugar e seu Masters in Finance (Pre-experience) foi considerado o segundo melhor no ranking de 2015. A ESADE faz parte do seleto grupo (são apenas 57 escolas de negócios no mundo) que conquistou a chamada “tripla coroa de acreditação” na área de negócios, da EFMD (Equis), AACSB e AMBA.