Alunos estrangeiros de mestrado em Administração acompanham projeto social no morro Santa Marta
Um grupo com 16 estudantes internacionais do Programa Master in Management – MIM da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) realizou uma visita no mês de setembro, ao Projeto de Educação Social ao Pensamento Consciente (PESPC) de impacto social e ambiental da comunidade do morro Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
A iniciativa, parte integrante da disciplina “Sustainable Development”, do MiM, ministrada pelo professor Fabrício Stocker, fortalece a compreensão dos estudantes sobre a interconexão entre os aspectos sociais e ambientais. Além disso, tem o propósito de capacitá-los a se tornarem cidadãos globais mais conscientes e comprometidos com a promoção da sustentabilidade em suas futuras carreiras e em suas comunidades de origem.
Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar as principais ações do projeto PESPC e aprimoraram as habilidades de liderança e conhecimentos sobre sustentabilidade. Dentre as ações, a reutilização de óleo de cozinha para a produção de sabão em barra, que além de contribuir com a preservação do meio ambiente, reduz o descarte inadequado de óleo e capacita os moradores locais a adquirir novas habilidades, e gerar renda. O projeto representa um caso de sucesso de como a iniciativa local pode criar um impacto social positivo duradouro, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a vida daqueles envolvidos.
O morro Santa Marta é uma das favelas mais antigas da cidade e ganhou reconhecimento por sua presença na música brasileira e na cultura popular, bem como por sua significância histórica. Tornou-se uma das primeiras favelas a receber uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) como parte dos esforços do governo para melhorar a segurança em comunidades com histórico de violência.
Para o professor Fabricio Stocker: “a oportunidade para os estudantes conhecerem as comunidades mais vulneráveis do Rio de Janeiro, como o morro Santa Marta, é essencial para enriquecer sua formação acadêmica. Ao vivenciar a realidade e os desafios dessas comunidades e observar como elas pensam em ações de sustentabilidade em seus próprios contextos, os discentes podem ir além da teoria e aplicar seu conhecimento de desenvolvimento sustentável de forma prática”.
A visita trouxe, para os estudantes, uma vivência até então não experienciada e que proporcionou uma nova visão sobre ações de sustentabilidade e a realidade das comunidades.
Veja a seguir depoimento de alguns discentes estrangeiros que participaram da visita:
"Pessoalmente, foi uma experiência transformadora e um complemento prático perfeito para a nossa aula de Sustainable Development. Ver o projeto social em ação e conhecer as pessoas por trás da ideia foi muito inspirador, pois não se tratava apenas de sustentabilidade, mas também de empoderamento em uma comunidade que geralmente se sente deixada para trás pelo Estado. A viagem nos proporcionou uma compreensão melhor de como práticas sustentáveis podem transformar a vida de indivíduos, mas também de comunidades inteiras para melhor." - Franzi Stapper - Estudante alemã cursando Mestrado em Gestão (MiM).
"Vindo de uma capital metropolitana europeia, foi muito emocionante e esclarecedor visitar a favela Santa Marta, iniciativa que faz parte da disciplina de Sustainable Development do MiM.
Como estrangeiro morando no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro, sou constantemente questionado por amigos e familiares em casa, perguntas como "Quão seguro é?" e "E as favelas, você não tem medo?" No entanto, depois de visitar Santa Marta, posso afirmar com confiança que as favelas são diferentes do que os estrangeiros imaginam. Antes desta excursão, eu imaginava as favelas como o Velho Oeste, sem governo, lei ou comunidade. No entanto, depois de aprender sobre a história de Santa Marta, seus recentes desenvolvimentos sociais e ver a infraestrutura de que seus cidadãos dispõem, como um teleférico funcional, minha percepção mudou. Santa Marta era definitivamente diferente do que eu imaginaria que uma favela seria, de uma maneira positiva." - Daniel Deleuran - Estudante suíço cursando Mestrado em Gestão (MiM).
"Quero expressar minha gratidão pela visita esclarecedora à favela Santa Marta durante nosso curso de Sustainable Development. Foi incrível ver como as pessoas prosperam e encontram felicidade em meio à adversidade. Essa experiência fortaleceu meu compromisso com o desenvolvimento sustentável." - Samuel Loquier - Estudante francês cursando Mestrado em Gestão (MiM).
Para saber mais sobre o PESPC, acesse o site.
Sobre o Programa
O MIM é um programa de aceleração de carreira, voltado para recém-formados e profissionais, estrangeiros e brasileiros, nos primeiros anos no mercado de trabalho. O MiM estabelece um intercâmbio cultural e socioeconômico, assim como promove a inserção dos discentes em realidades vivenciadas em organizações públicas, privadas e terceiro-setor.
Com uma base sólida em áreas centrais de gestão e forte perspectiva internacional, o programa, ministrado com aulas 100% em inglês, conta com professores multiculturais e conteúdos multidisciplinares.
O curso tem duração de 15 meses com a emissão de certificado de mestrado ao final do período. Os alunos podem escolher entre as trilhas de Gestão ou Gestão de Sustentabilidade em Mercados Emergentes. Os estudantes têm, ainda, a opção de estudar mais um semestre e, dessa forma, obter dupla titulação (com a Católica Lisbon School of Business and Economics) ao concluir o curso.
O processo seletivo para o programa está com as inscrições abertas, para mais informações acesse o site do programa.
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