Alunos da FGV EMAp são premiados em competição internacional de matemática

Matemática Aplicada
10 Agosto 2020
Alunos da FGV EMAp são premiados em competição internacional de matemática

Três alunos da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) foram premiados na International Mathematics Competition for University Students (IMC), realizada online de 25 a 30 de julho, por alunos das principais instituições de ensino do mundo. João Pedro de Abreu Marciano (ouro), Rodrigo Ribeiro da Silva (bronze) e Bruno Visnadi da Luz (bronze) tiveram participação destacada na competição, organizada pela University College of London.

A IMC é uma competição voltada a estudantes universitários até o quarto ano de graduação. Tradicionalmente feita presencialmente, este ano foi realizada online por conta da pandemia de COVID-19. Cada universidade participante envia uma ou mais equipes lideradas por um professor, que forma a banca de correção das provas.

Os líderes são responsáveis por organizar a participação dos alunos de sua equipe. Foram dois dias de provas, com quatro horas de duração, compostas de quatro problemas cada. Os problemas da IMC incentivam os participantes a estudarem com mais profundidade a Matemática universitária, expondo-os a desafios que exigem técnica e criatividade. Além disso o evento proporciona o intercâmbio de experiências com alunos e professores de várias partes do mundo, ampliando a bagagem cultural dos participantes e sua rede de contatos na área.

“Nossa participação representa uma oportunidade para que nossos alunos tenham contato com desafios menos padronizados do que os que se costumam encontrar em livros-texto, estimulando-os a estudar mais e a desenvolverem sua criatividade”, destaca o professor Luciano Guimarães Monteiro de Castro, que liderou a equipe de alunos premiados.

A competição já é tradicional entre a comunidade universitária mundial. Com quase 30 anos, a IMC se destaca por reunir profissionais altamente qualificados. O Brasil participa de forma contínua desde 2003, em evento realizado na Romênia.