Alunos da FGV participam de curso de formação cultural em Paris
12 Março 2019

Alunos da FGV participam de curso de formação cultural em Paris

Alunos de graduação da Fundação Getulio Vargas participaram da 10ª edição do Programa de Formação Cultural FGV-Sorbonne. Coordenado pela professora Marieta de Moraes Ferreira, o convênio “Cultura europeia ocidental: herança e modernidade” tem duração de seis semanas e é realizada anualmente nos meses de janeiro e fevereiro.

“Os alunos voltaram mais abertos com o desejo de renovar a experiência internacional mais tempo. Merecem, pois não é tão fácil de lidar com as exigências do curso preparatório no Brasil e as das escolas”, destaca a professora Charlotte Riom, responsável para o curso de preparação no Brasil.

A proposta do convênio é oferecer uma experiência cultural diferenciada de seis semanas em Paris, com o objetivo de sensibilizar os alunos participantes para o legado ocidental nos campos da arte, literatura e ciências humanas.

“Achei excelente o fato de irmos em peças extremamente diferentes entre si e fora do mainstream ao qual geralmente temos maior contato no Brasil. Além disso, conhecemos teatros modernos, teatros antigos, e a cada peça pudemos compreender um pouco mais sobre essa arte” diz Isabella Camargo Alves, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP).

Além de participar de uma programação artística rica e variada, o grupo de alunos da FGV foi recebido pelo embaixador do Brasil em Paris, na iniciativa das Relações Internacionais da Sorbonne. Durante mais de duas horas, Paulo Cesar de Oliveira Campos respondeu a perguntas dos alunos no que diz respeito às relações Brasil-França, sobre o papel e o trabalho da embaixada e dos diplomatas brasileiros, bem como sobre a carreira diplomática no Brasil.