Alunos da FGV são selecionados para Programa Shanghai Summer School 2014

11 Junho 2014

Os alunos do mestrado acadêmico da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV/EBAPE) Bruno Cezar de Andrade e Lucas Zarconi e o aluno da graduação da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV DIREITO RIO) Evandro Sussekind foram selecionados para o Programa Shanghai Summer School (BRICS Program) 2014. A inciativa é promovida pelo Centro de estudos BRICS ? Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul ? da Fudan University, em Xangai, na China, e o tema abordado nesta edição foi ?Communication and Integration? (Comunicação e Integração).O processo seletivo contou alunos de todas as Escolas da FGV. Depois de selecionados por suas unidades, os candidatos foram avaliados por representantes de cada Escola e pela Diretoria Internacional (FGV/DINT). Cinco alunos tiveram seus nomes enviados para avaliação da Fudan University e três foram escolhidos pela universidade chinesa para participar do programa.O programa, que acontece entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2014, abordará tópicos que englobam desde a cultura até a economia dos países do BRICS. Lucas Zarconi acredita que a experiência será enriquecedora tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. ?É impossível pensar o mundo de hoje sem considerar a China e os outros países do BRICS ?juntos eles já compõem um PIB de U$ 14 trilhões ?, sendo altamente relevante entender melhor suas economias, sociedades e políticas. Essa oportunidade também está alinhada com a minha pesquisa do mestrado, pela qual tenho analisado o impacto da cultura na liderança; uma das teorias que estou abordando, por coincidência, foi cunhada na China. Por fim, também fui motivado pelo fato da Fudan ser uma excelente universidade e Xangai ser um dos maiores centros econômicos do mundo?, explicou.O Programa Internacional da Fudan University proporciona a alunos e jovens profissionais de todos os países dos BRICS a chance de aprofundar seu conhecimento em tópicos relacionados a Xangai, China e BRICS. O Center for BRICS Studies of Fudan University, China, é responsável pelo desenvolvimento do curso.