Alunos dos Mestrados Profissionais da EBAPE participam de módulo internacional na Espanha

15 Setembro 2017

Alunos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) participaram de um programa de imersão internacional na Espanha. O programa é resultado de uma iniciativa da área de Relações Internacionais da escola que dá suporte à estratégia de internacionalização da EBAPE, fechando acordos de reciprocidade com escolas parceiras, para proporcionar aos alunos dos mestrados profissionais a oportunidade de ter uma exposição internacional.

O módulo com a parceira ESADE School of Business, em Barcelona (Espanha), teve como proposta permitir aos participantes expandir suas perspectivas globais, obtendo um conhecimento mais profundo sobre a realidade da Catalunha (Espanha) e da União Europeia e também refletir de forma estratégica a fim de criar soluções inovadoras em um contexto internacional.

Os alunos do MEX e do MAP participaram de palestras com professores da ESADE, além de visitas a importantes empresas e instituições instaladas na Catalunha. Os palestrantes falaram sobre a conjuntura econômica da União Europeia, assim como opiniões sobre o possível impacto do Brexit no futuro da comunidade. Devido à excelência de seu corpo docente, principalmente na área de inovação e design thinking¸ os alunos tiveram oportunidade de ouvir de profissionais e docentes da ESADE sobre como desafiar paradigmas na área de negócios e a importância de ter em mente novos modelos de negócios e criatividade para manter a competitividade.

Para ilustrar a excelência da ESADE na área de inovação e criatividade, os alunos conheceram a ESADE Creapolis, um parque de criatividade, que abriga desde startups a empresas de médio porte. Neste local, as empresas, os alunos e membros da comunidade científica se reúnem com o objetivo comum de detectar oportunidades, criação e promoção de organizações de ponta que poderão definir o futuro. Além das palestras, os participantes também visitaram a empresa Mango, gigante catalã na área de moda, e foram recebidas pelo diretor do Porto de Barcelona, que falou sobre os desafios e oportunidades num dos mais movimentados portos de cargas da Europa e o mais movimentado de passageiros.

“O módulo internacional na ESADE foi uma experiência enriquecedora que ajuda a ‘abrir a cabeça’ e pensar maior na hora da dissertação”, explicou a aluna do MEX, Alexandra de Paiva, que completou: “Os tópicos apresentados durante a semana foram muito interessantes, despertando o interesse dos alunos para o debate. Os professores da ESADE são de primeira linha e a possibilidade de aliar teoria com visitas de campo fazem do módulo uma experiência única”.

Com unidades em Madri (Espanha), Barcelona (Espanha) e Buenos Aires (Argentina), a ESADE Business School é considerada uma das melhores escolas de negócios do mundo e figura entre as 57 escolas no mundo que conquistaram a chamada tripla acreditação na área de negócios (EFMD - Equis, AACSB e AMBA).