Alunos dos mestrados profissionais da EBAPE participam de módulo internacional no Reino Unido

28 alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas com professores de diferentes nacionalidades sobre temas interessantes para os setores público e empresarial. Entre os assuntos que foram debatidos destaca-se a situação britânica pós-Brexit e as incertezas sobre o que irá ocorrer com o Reino Unido, principalmente na economia.
20 Fevereiro 2019

Os alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) participaram de programa de imersão internacional no Reino Unido. O programa é resultado de uma iniciativa da área de Relações Internacionais e das Coordenações dos Mestrados Profissionais da Escola que dá suporte à estratégia de internacionalização da FGV EBAPE.

Em sua segunda edição, o módulo em parceria com a Warwick Business School (WBS), escola de negócios que faz parte da Warwick University, um dos 24 Membros do The Russell Group (grupo composto por instituições do Reino Unido conhecidas por excelência acadêmica), e está localizada em Coventry, na região de Warwickshire, no centro da Inglaterra.

Entre os dias 27 de janeiro e 1 de fevereiro, 28 alunos tiveram a oportunidade de assistir às aulas com professores de diferentes nacionalidades sobre temas atuais, interessantes para os setores público e empresarial. Entre os assuntos que foram debatidos destaca-se o que abordou a situação britânica pós-Brexit e as incertezas sobre o que irá ocorrer com o Reino Unido, principalmente na sua área econômica. Em outra palestra, sobre negócios sustentáveis e economia circular, os mestrandos ouviram sobre os principais exemplos de organizações engajadas que têm apresentado um grande crescimento na região central da Inglaterra.

Outro componente importante para os módulos de imersão internacional são as visitas técnicas, momento em que os participantes têm contato com importantes organizações da região e podem entender melhor sobre o seu modelo de gestão e estratégias. Nessa edição, os alunos foram às instalações da Volvo Trucks, onde os representantes apresentaram suas metas de sustentabilidade e planos para o uso de combustíveis alternativos.

Os alunos também conheceram a Digbeth Social Enterprise Quarter, em Birmingham, onde tiveram contato com exemplos das chamadas “empresas sociais”, que trabalham em prol da comunidade, mas com um modelo de negócios de uma empresa privada, com os lucros revertidos para a própria organização. Após a visita, alguns dos alunos voltaram com o desejo de replicar algo semelhante no Brasil com base no que aprenderam.

As atividades do último dia do programa foram realizadas no campus de educação executiva da WBS no The Shard, a maior edificação do Reino Unido, no centro de Londres. Os alunos brasileiros participaram de apresentações de painéis com ex-alunos da Warwick, que compartilharam com eles seus conhecimentos e permitiram o aumento do network, além da troca de experiência de seus atuais campos de trabalho.

Os Módulos Internacionais são programas exclusivos oferecidos pelos Mestrados Profissionais da EBAPE. Para saber mais sobre os programas de Mestrado da FGV EBAPE, acesse o site.