Atividade leva alunos da FGV EAESP para conhecer experiências internacionais na América do Sul
22 Janeiro 2019

Entre 15 de janeiro e 2 de fevereiro, 40 alunos de graduação em Administração Pública da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) participam do projeto “Conexão Sul-Sul”. A agenda inclui visitas a países da América do Sul como Chile, Colômbia, Equador e Uruguai com o objetivo de conhecer e atuar em ONGs, governos, organismos internacionais e centros de estudo. Em cada país eles criam uma agenda composta por palestras de acadêmicos na área, visitas a embaixada do Brasil, e diversas visitas técnicas em órgãos públicos e da sociedade civil que abordam o tema.

No Equador, por exemplo, a Universidade Andina Simon Bolívar organizou um curso de três dias exclusivo para o grupo da FGV para discutir a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Depois do curso, os alunos irão visitar a Secretaria de Planejamento de Desenvolvimento do governo nacional, a Assembleia Nacional, o ministério do Meio-Ambiente e o Banco Central. O órgão da sociedade civil que os alunos visitarão será o Grupo FARO, composto de diversas organizações da sociedade civil que promovem os ODS no país. Os alunos também visitarão órgãos privados para entender as ações das empresas no desenvolvimento das ODS, como o Pacto Global e a empresa Holcim. Por fim, os alunos também irão visitar organismos internacionais que abordam o tema, como a UNESCO e o PNUD.

No Uruguai, algumas das localidades visitadas serão o ministério das Relações Exteriores do país, câmaras de comércio, a Agência Uruguaia de Cooperação Internacional, e os estudantes falarão com representantes de partidos políticos e de organismos internacionais (Mercosul e ALADI). Além disso, os alunos falarão com diversos acadêmicos da área de Política Externa e Relações Internacionais. A visita no Chile, por sua vez, será focada em temas ligados à habitação. Na Colômbia o objetivo será entender as soluções adotadas pelo país em termos de mobilidade urbana.

Para conhecer o curso de Administração Pública da FGV EAESP, acesse o site.