Institucional

Biblioteca Digital: Acesso aberto amplia alcance de periódicos e produção científica em 2024 

Repositórios digitais da FGV registram mais de 7 milhões de acessos e revelam crescimento no uso de conteúdos acadêmicos e técnicos. 

Compartilhe:
mulher madura sentada em uma mesa estudando com o notebook e livro

A Biblioteca Digital divulgou os dados consolidados de 2024 sobre os dois principais repositórios acadêmicos da Fundação: o Repositório FGV de Periódicos e Revistas e o Repositório Institucional Acadêmico.  

O repositório de periódicos, que hospeda 51 revistas científicas da instituição, alcançou 4.606.991 acessos e downloads ao longo do ano — um aumento de mais de 1 milhão em relação a 2023. Já o Repositório Institucional Acadêmico registrou 2.737.388 acessos e recebeu 1.571 novas publicações.  

Ambas as plataformas operam em acesso aberto, permitindo consulta gratuita a artigos, teses, dissertações, papers, relatórios técnicos e outros tipos de documentos.  

Entre os periódicos mais acessados em 2024 estão a Revista de Direito Administrativo (1.161.996 acessos), Revista de Administração Pública e RAE – Revista de Administração de Empresas.  

No repositório institucional, os destaques incluem conteúdos sobre mudanças climáticas, educação matemática e liderança organizacional. O documento mais acessado foi Contabilização, quantificação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa, com 10.632 visualizações.  

Acesse os repositórios:

Repositório de Periódicos e Revistas

Repositório Institucional Acadêmico