BM&FBOVESPA ativa carteira 2013 do Índice de Sustentabilidade Empresarial do GVces
Começou a vigorar neste mês a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, que valerá até o dia 3 de janeiro de 2014. A nova carteira reúne 51 ações de 37 companhias, que representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado ? o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA.
Com metodologia de responsabilidade do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da EAESP, o ISE foi criado há oito anos pela Bolsa e reflete o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com os melhores desempenhos em todas as dimensões que medem sustentabilidade empresarial, com objetivo de funcionar como uma referência para o investimento socialmente responsável e atuar como indutor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
Para este ano, foram convidadas as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e cinco na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos. Entre as que fazem parte da carteira de 2013, estão companhias como Telefônica, Eletrobras, Light, Natura, Vale e Gerdau.
Todas as empresas da carteira possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido na estratégia e divulgam este compromisso na área de livre acesso do website, além de terem publicado um Relatório de Sustentabilidade no último ano. 97% delas mantêm programa de sensibilização e educação sobre o tema e 92% aderiram formal e publicamente a compromissos voluntários relacionados ao desenvolvimento sustentável, comprometendo todas as suas unidades, subsidiárias ou controladas.
Também em 2013, o processo do ISE passou a contar com a auditoria e Asseguração da KPMG.
Para saber mais sobre o índice e sobre a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA e sobre o GVces, clique aqui.
Leia também