Brasil conquista ouro especial na International Mathematics Competition (IMC) 2023

Pablo Andrade Carvalho Barros, aluno da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) conquistou uma medalha de ouro especial (Grand First Prize) na 30th International Mathematics Competition for University Students (IMC). Além desse feito notável, a delegação brasileira também garantiu sete de prata (Second Prize) e quatro de bronze (Third Prize).
O aluno da FGV EMAp foi o grande destaque brasileiro ao conquistar o ouro especial, ficando na 9ª colocação entre 393 estudantes provenientes das universidades mais prestigiosas do mundo. O aluno revelou a importância do evento e a grande realização em tirar em primeiro lugar. “Participar da IMC foi, certamente, uma experiência inesquecível para mim e todo o time. Além do sucesso na prova, ficando em primeiro lugar do Brasil, a interação com pessoas de todo o mundo e as vivências que tivemos vão ficar marcadas em nossas memórias”.
“Apesar de ter me preparado bastante, ter anos de experiência fazendo olimpíadas e de estar muito motivado para honrar o investimento das pessoas que nos apoiaram, eu realmente não esperava ganhar Grand First Prize na IMC e ter a melhor performance de um brasileiro na história da olimpíada, logo de primeira. Espero aproveitar bem os frutos dessa vitória e ter um desempenho ainda melhor nos próximos anos. Ademais, torço para que isso desperte o interesse de outros alunos nas competições de matemática e que eles possam ter a mesma oportunidade que eu tive”, disse Pablo.
A delegação contou com as equipes olímpicas da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de estudantes da USP e da UFC.
Notícias relacionadas
- Matemática Aplicada26/09/2023
- Matemática Aplicada21/09/2023
- Matemática Aplicada30/08/2023