Casa Acervo CPDOC recebe antropóloga Yvonne Maggie na 2ª Semana Nacional de Arquivos
Ciências Sociais
06 Junho 2018

Casa Acervo CPDOC recebe antropóloga Yvonne Maggie na 2ª Semana Nacional de Arquivos

Antropóloga, professora emérita da UFRJ e autora dos livros “Guerra de orixá” e “Medo do feitiço” e coautora das obras “Raça como retórica” e “Divisões Perigosas”, Maggie foi agraciada em 2008 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Ela vai falar sobre a doação de seu arquivo pessoal ao Programa de Arquivos Pessoais do FGV CPDOC.

O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa realizam, durante esta semana, uma iniciativa que busca abrir os arquivos para a sociedade e divulgar o trabalho de salvaguarda do patrimônio documental do país. No dia 7 de junho, às 10h30, é a vez da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) abrir as portas da Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista Orlando Dantas, 60. Botafogo, Rio de Janeiro/RJ) para um encontro com a antropóloga Yvonne Maggie e com a pesquisadora Vivian Fonseca.

Antropóloga, professora emérita da UFRJ e autora dos livros “Guerra de orixá” e “Medo do feitiço” e coautora das obras “Raça como retórica” e “Divisões Perigosas”, Maggie foi agraciada em 2008 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Ela vai falar sobre a doação de seu arquivo pessoal ao Programa de Arquivos Pessoais do FGV CPDOC. Já Vivian Fonseca compartilhará sua experiência em projetos utilizando a metodologia de História Oral.

A 2ª Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa inspirada na Semana Nacional de Museus que visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade e garantir o cumprimento da Lei 12.343/2010, referente ao Plano Nacional de Cultura (PNC). O programa tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. Uma dessas ações está prevista na meta 28, destinada a ampliar a oferta de eventos e espaços voltados a atividades culturais e aumentar os estímulos para que os cidadãos frequentem mais arquivos, museus, bibliotecas, exposições, teatros, cinemas, espetáculos de dança e circenses, além de shows de música.

O evento ocorre em diversas instituições culturais brasileiras durante a semana de 4 a 9 de junho. Para participar do evento no FGV CPDOC, inscreva-se pelo site.