Cátedra Jean Monnet fortalece parceria com a Universidade Livre de Bruxelas
24 Novembro 2017

Cátedra Jean Monnet fortalece parceria com a Universidade Livre de Bruxelas

“Todas essas atividades promovidas pela Cátedra Jean Monnet da Direito Rio, em parceria com a Universidade Livre de Bruxelas, proporcionaram um valioso intercâmbio de conhecimento em ensino e pesquisa no tema de Regionalismo Comparado e Direito da União Europeia”, acrescenta a professora Paula Wojcikiewicz Almeida.

Com o objetivo de expandir as relações entre a Bélgica e o Brasil, a Cátedra Jean Monnet da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV (Direito Rio), promoveu uma série de eventos que fortaleceram a parceria com a Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Entre 25 de outubro e 8 de novembro, foram realizadas três palestras, um evento promocional referente a programas de intercâmbio, além de reuniões sobre projetos futuros que possam fortalecer o vínculo entre as duas instituições.

No dia 25 de outubro, a Cátedra Jean Monnet recebeu o diretor do LLM Program on International Business Law in Brussels da ULB, professor Erik Van den Haute. O convidado palestrou no curso de Regionalismo Comparado sobre o tema “European Private Law: a comparative approach”. Sua aula teve como objetivo familiarizar os estudantes brasileiros com os diferentes sistemas legais europeus no campo do direito privado, bem como com as crescentes interações entre o direito privado nacional e o direito europeu.

Duas semanas depois, nos dias 7 e 8 de novembro os alunos tiveram a oportunidade de participar das palestras das professoras Emmanuelle Bribosia e Isabelle Rorive, professoras de tempo integral na ULB e criadoras da “Equallity Law Clinic” da universidade.

Na palestra para os alunos da Cátedra Jean Monnet, as professoras ministraram aula sobre “European and global challenges of equality law”. Partindo de leis antidiscriminação e estudo de casos no âmbito do continente europeu, foi demonstrada a importância de uma abordagem global em busca do desenvolvimento de ferramentas normativas que possam lidar com as atuais evoluções e desafios do ramo.

Em palestra aberta, as docentes trataram do tema “Making human rights effective for transpeople”. Foram abordadas questões de gênero e dos direitos das pessoas trans, compartilhando sua experiência de litígio estratégico perante a Comissão Europeia. O evento contou com a participação da coordenadora da Cátedra Jean Monnet, professora Paula Wojcikiewicz Almeida, que abriu o evento, e da professora Ligia Fabris que contribuiu ao inserir o tema na realidade brasileira.

A parceria também se fez presente no evento Study in Belgium - Étudier en Belgique', cujo objetivo foi apresentar os programas de intercâmbio resultantes da parceria entre a Direito Rio e a ULB. No evento estiveram presentes o representante de relações internacionais da ULB, professor Julien Cabay, e alunos da ULB que fazem intercâmbio na Direito Rio, para dar seus depoimentos pessoais. Alunos da FGV que estiveram presentes tiveram a oportunidade de se informar sobre os programas disponíveis e ter seus questionamentos atendidos.