Centro de Excelência Jean Monnet inaugura atividades com parceria do College of Europe

O evento foi oferecido não só para os alunos da EU-South American School on Global Governance, mas também para todos os interessados da graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior, inaugurando as atividades do centro
Direito
16 Dezembro 2019
Centro de Excelência Jean Monnet inaugura atividades com parceria do College of Europe

O Centro de Excelência Jean Monnet da Escola de Direito do Rio de Janeiro, em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e o College of Europe, realizou, nos dias 13 e 27 de novembro de 2019, dois cursos de especialização internacional, voltados para o aprendizado de técnicas de negociação e governança global. O objetivo dos cursos, organizados pela professora Paula Wojcikiewicz Almeida, foi provocar reflexões sobre o funcionamento do processo deliberativo e decisório dos diferentes órgãos da União Europeia, em matéria de comércio regional e inter-regional.

O primeiro curso, realizado no dia 13, foi conduzido pelo professor Alejandro Ribo Labastida, visiting professor da College of Europe e do Instituto MGIMO, em Moscou. O curso foi planejado em duas partes complementares: exposição do funcionamento das instituições e dos órgãos deliberativos da União Europeia, e simulação de um comitê temático do Conselho da União Europeia, acerca da regulação de brocas ortodônticas.

Já no dia 27, o professor Guillaume Van der Loo, pesquisador do Instituto GELI (Ghent European Law Institute), ministrou curso especializado nos aspectos jurídicos de acordos de livre comércio da União Europeia. Após apresentar todo o procedimento de negociação no nível interno, destacou-se o caráter especial das tratativas do acordo entre a União Europeia e o MERCOSUL, principalmente suas repercussões jurídicas e ambientais.

O evento foi oferecido não só para os alunos da EU-South American School on Global Governance, mas também para todos os interessados da graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior, inaugurando as atividades do centro.

Entre os dois cursos, a professora Paula Wojcikiewicz Almeida participou da “Coordinator’s conference kick-off meeting”, realizada no último dia 18 de novembro, em Bruxelas. O evento ocorreu um dia antes da conferência oficial que marcou a comemoração dos 30 anos das atividades Jean Monnet pela Comissão Europeia intitulada “EU Studies in a Digital Age”, da qual participaram também os coordenadores de projetos financiados pela Comissão Europeia e os membros da instituição.