Centro de Excelência Jean Monnet recebe inscrições para programa gratuito em governança global, democracia e direitos humanos
A edição e 2024 ocorrerá de 7 de agosto a 6 de novembro, às quartas-feiras, das 14h às 15h40, na Sede FGV.
O Centro de Direito Global da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) recebe inscrições para processo seletivo de ingresso da segunda edição do curso Rio School on Global Governance, Democracy and Human Rights. Esta é uma atividade gratuita do Centro de Excelência Jean Monnet (CEJM) da FGV, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. A edição e 2024 ocorrerá de 7 de agosto a 6 de novembro, às quartas-feiras, das 14h às 15h40, na Sede FGV.
O Rio School é um programa presencial de quatro meses, ministrado em inglês, com o objetivo de expandir o conhecimento sobre as práticas de Governança Global das Organizações Internacionais, universais e regionais. As palestras proporcionam uma compreensão e análise crítica das Organizações Internacionais e das instituições da União Europeia, seu processo de tomada de decisões e desafios para sua estratégia e objetivos de ação externa na América Latina.
O FGV Centre of Excellence on EU-Latin America Global Challenges é a mais alta titulação acadêmica conferida pela União Europeia, no âmbito do programa Erasmus+. Com a instituição do Centro de Excelência, a FGV conta com a chancela da UE para oferecer cursos sobre as áreas de pesquisa do Centro: Regulação Global; Litigância Global; e Direitos Humanos e Democracia.
As palestras da Rio School abordarão uma variedade de tópicos dentro das principais áreas de pesquisa do Centro, como: a emergência da União Europeia como um ator normativo, a autoridade normativa de novos sujeitos e atores não estatais na formação do Direito das Organizações Internacionais e sua relevância para a governança global. Serão tratados os mecanismos informais e multinível de tomada de decisão nas esferas regional e universal e seu impacto na regulação global. O curso também visa abordar a promoção do Estado de Direito e dos Direitos Humanos na América Latina por entidades internacionais.
Para a professora Paula Wojcikiewicz Almeida, coordenadora do Centro de Direito Global e do Centro de Excelência Jean Monnet, “o novo curso apresenta um corpo docente internacionalmente renomado e professores e especialistas convidados de diferentes formações profissionais e campos de conhecimento, um currículo contemporâneo, uma metodologia educacional inovadora e um corpo estudantil cuidadosamente selecionado. Trata-se de um programa sem precedentes na América Latina”.
No programa das aulas destaca-se o envolvimento de acadêmicos e especialistas de alto nível de instituições parceiras nacionais e internacionais. O curso é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, advogados e profissionais, notadamente nas áreas de Direito, Relações Internacionais e Ciências Sociais.
Os professores que compõem o CEJM buscam não só orientar pesquisas sobre temas relacionados à Governança Global e incentivar novas gerações de docentes e pesquisadores, mas também preparar alunos para sua inserção profissional em um mercado de trabalho mundial, cuja demanda é crescente por pessoas capazes de manejar diferentes sistemas jurídicos inseridos em uma nova ordem mundial.
O Rio School, coordenada pela professora titular do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio, Paula Wojcikiewicz Almeida, se insere no objetivo do Centro de se tornar um ponto focal nos estudos de governança global da UE e da América do Sul, após as experiências anteriores de financiamentos da Comissão Europeia na instituição (Módulo Jean Monnet, de 2010 a 2013, e da Cátedra Jean Monnet, de 2015 a 2019).
Local:
Sede FGV
Praia de Botafogo, 190, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ.
Confira o edital do curso aqui.
As inscrições podem ser feitas, até o dia 10 de julho através deste link.
Leia também