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Institucional
24 Março 2011

Em reportagem de capa, o jornal francês Le Figaro citou pesquisa realizada pelo CPS, mostrando que os brasileiros são os mais otimistas entre 132 países, apesar dos baixos salários. AcesseMarcelo Neri contribuiu para última edição da revista The Economist, em um caderno especial de 19 páginas sobre o ?futuro do Estado?, escrito por John Micklethwait, editor geral da revista, com quem se reuniu no Brasil.  A seção ?Favelous? aborda a eficácia do programa Bolsa-Família, afirmando logo em seu subtítulo que ?às vezes as melhores ideias para o governo são as mais simples?. Na reportagem, Neri atribui ao programa 17% da queda da desigualdade no Brasil desde 2001, explicando que outros tipos de benefícios têm um efeito similar, mas com um custo 400% mais alto, e que o programa deveria ser estendido a fim de estimular o aumento das notas, dos alunos pobres da rede pública. Além disso, o Bolsa-Família possui uma espécie de ação afirmativa implícita, pois uma parcela dos benefícios que vai para negros e pardos é ainda maior que a contribuição destes grupos na pobreza brasileira. Confira aquiO Presidente americano Barack Obama, no discurso de encerramento da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, assim como no discurso feito no Teatro Municipal, destacou a importância histórica que o Brasil atravessa, citando dados sobre o crescimento da nova classe média gerados pelo CPS: ?Nos últimos dois séculos, nunca houve um momento tão promissor para o Brasil. Agora, vocês são a sétima maior economia do mundo, registrando um dos crescimentos mais rápidos do mundo. No intervalo de uma década, centenas de milhares de brasileiros saíram da pobreza, metade da população brasileira é considerada agora classe média.? Saiba mais.Recentemente, Marcelo Neri participou do documentário ?Brésil: les recettes du miracle? (Brasil: receitas do milagre), exibido no início de fevereiro no Canal France 5 e de matéria do Washington Post. Estas citações são fruto do ?Projeto Brazil?, realizado pelo CPS ao se alinhar às diretrizes da presidência da FGV, fortalecendo a presença da Fundação no âmbito internacional, aumentando o diálogo com indivíduos e instituições estrangeiras. O projeto já obteve inúmeras citações na revista The Economist, New York Times, Washington Post, Time, Newsweek, BBC, Financial Times, Al Jazeera entre outros, totalizando mais de 300 matérias internacionais, que podem ser acessadas em www.fgv.br/cps/comunica