Centro de Relações Internacionais discute na Grécia futuro da Europa

21 Junho 2012

A professora do Centro de Relações Internacionais da FGV Elena Lazarou chega hoje à ilha de Poros, na Grécia, para participar da nona edição do Seminário Anual Europeu. Neste ano, o seminário ? um dos principais encontros que tratam sobre o futuro da Europa ? tem como tema ?Global Europe in a changing world: how to avoid irrelevance? (A Europa Global no mundo em mudanças ? como evitar a irrelevância).

Elena representará o ponto de vista brasileiro e falará sobre a emergência da América Latina na sessão 1 do seminário, ?Abalos no sistema global e desafios europeus?, que também abordará as relações Rússia-Europa após o retorno de Putin ao poder, como lidar com uma China cada vez mais forte, possibilidades na relação Índia-Europa e a ascensão da Ásia e o papel europeu neste contexto.

Além de Elena Lazarou, participarão do painel o embaixador Vladimir Chizhov, representante permanente da Federação Russa no parlamento europeu, o professor Mohan Guruswamy, preseidente e fundador do Centre for Policy Alternatives, de Nova Délhi, o conselheiro Xiyuan Zheng, do Ministério de Relações Exteriores chinês, e o professor Bernt Berger, pesquisador sênior sobre China e Segurança Global no Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI).

O seminário é uma iniciativa da Helenic Foudantion for European and Foreign Policy e acontece até domingo, dia 22 de junho.