Centro de Relações Internacionais oferece mini-curso História das Relações Internacionais: dilemas de pesquisa no Encontro Nacional da ABRI

21 Julho 2011

O Centro de Relações Internacionais realizou um mini-curso sobre História das Relações Internacionais: dilemas de pesquisa no 3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais. O encontro, cujo tema era ?Governança Global e Novos Atores?, aconteceu de 19 a 22 de julho de 2011, na Universidade de São Paulo. O mini-curso foi elaborado pelo professor do CPDOC e coordenador do Centro de Relações Internacionais da FGV, Matias Spektor, para mestrandos, doutorandos e pesquisadores que buscam integrar conceitos e teorias ao estudo histórico da política internacional. A possibilidade dos historiadores usarem teoria e conceitos, as vantagens de se realizar  pesquisas em RI com  trabalho histórico e fontes primárias e a integração dessas duas áreas do conhecimento num mesmo projeto de pesquisa foram algumas das questões discutidas pelos participantes do curso. As sessões do curso passaram em revista modelos alternativos de desenho de pesquisa que integram teoria e empiria em pesquisas na área internacional, o papel da teoria no trabalho com fontes primárias ? e em quais circunstâncias fontes primárias podem ser um instrumento para desenvolver teoria nas Relações Internacionais ? ,  a utilidade pública da pesquisa nas áreas de História Internacional e Relações Internacionais e o uso de raciocínio contra-factual. Para bibliografia do curso e outras informações, acesse www.fgv.br/cpdoc/ri.