Centro de Relações Internacionais realiza a 2011 School on the History and Politics of the Arab World

08 Setembro 2011

Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, o Centro de Relações Internacionais da FGV realizou a 2011 School on the History and Politics of the Arab World, com a participação de acadêmicos nacionais e estrangeiros e 50 estudantes de diversos estados brasileiros. Em tempos de Primavera Árabe, grandes transformações no Oriente Médio e maior ativismo na política externa do Brasil na região, os debates foram marcados pela riqueza de perspectivas e encontros culturais. Esta foi a segunda escola especial realizada pelo Centro ? em 2010, o tema foi Guerra Fria. Segundo o coordenador Matias Spektor, ?O objetivo é fornecer aos alunos treinamento intensivo, com professores de renome internacional, sobre temas que tradicionalmente não são abordados pelas universidades brasileiras, ou são cobertos de modo insuficiente.? O programa da Arab School incluiu aulas sobre as raízes históricas das revoltas democráticas atuais, estudos de caso do Egito e da Guerra Fria nos países árabes, as relações diplomáticas entre o Brasil e essas nações e análises da formação de suas comunidades migrantes em território brasileiro. Houve também oficinas sobre como pesquisar em arquivos históricos do Brasil e como se dedicar aos temas relacionados ao Oriente Médio. A Arab World School contou com um passeio pelo centro do Rio do Janeiro, tendo como guias a historiadora Monique Sochaczewski Goldfeld e o antropólogo Paulo Gabriel Hilu. Eles mostraram aos alunos os locais de presença árabe na região, sobretudo os de lojas e centros culturais das comunidades síria e libanesa. A turma pôde conversar com alguns desses imigrantes, já há muitas décadas no Brasil, que contaram suas memórias da juventude e frisaram a importância do país como destino de acolhida, paz e prosperidade, lembrando que sempre conviveram pacificamente com os judeus no Rio, mesmo nos momentos em que Israel estava em guerra com o Líbano, Síria ou outros países árabes. Em 2012, o Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, irá realizar duas escolas especiais. Uma será em São Paulo e terá como tema história e política da China. Outra, no Rio de Janeiro, será dedicada à proliferação nuclear. Mais informações em www.fgv.br/cpdoc/ri.