Centros de Pesquisa pautam agendas internacionais em reunião em Madrid

Tomadas de decisão europeias, latino-americanas e caribenhas foram os temas debatidos em uma reunião internacional realizada no Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação, em Madrid. O evento, realizado no início de abril, contou com a presença da professora Paula Wojcikiewicz Almeida, da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). O foco foi abordar novas perspectivas para renovar as parcerias entre a União Europeia, a América Latina e o Caribe.
O evento "Dialogue between European, Latin-American and Caribbean Research Centres and Decision Makers: Perspectives and proposals for renewing the Strategic Partnership between the European Union and Latin America and the Caribbean" foi organizado em conjunto pela EU-LAC Foundation (representada por Adrian Bonilla, diretor, e Anna Barrera) e pela Fundación Carolina (representada por Jose Antonio Sanahuja, diretor) e envolveu representantes de centros de pesquisa e instituições públicas europeias, latino-americanas e caribenhas.
Participaram autoridades da União Europeia, em particular Josep Borrell Fontelles (High Representative of the European Union for Foreign Affairs and Security Policy), José Manuel Albares (Ministro de Asuntos Exteriores, Union Europea y Cooperación), Pelayo Castro (Head of Division, European External Action Service – EEAS), entre outros. Incluiu também representantes da América Latina e do Caribe, em particular Keisal Melissa Peters (Minister of Foreign Affars and Foreign Trade and CELAC Presidency). O evento também contou com instituições internacionais como observadores, como a OCDE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outros.
O objetivo do encontro foi promover uma reunião preparatória para o EU-CELAC Summit of Heads of State and Government, agendado para julho de 2023, sob a Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia. Centros de pesquisa e tomadores de decisão da União Europeia e da América Latina e Caribe reuniram-se em Madrid para gerar novos incentivos e estimular reflexões conjuntas sobre a revitalização da parceria estratégica birregional UE-CELAC.
"Agradeço à EU-LAC Foundation e à Fundación Carolina por promoverem um intercâmbio tão enriquecedor de ideias e propostas e, em especial, por concederem aos centros de pesquisa o espaço e a oportunidade de contribuir para o debate político e de influenciar as agendas dos tomadores de decisão em áreas estratégicas para formulação de políticas. O FGV Centre of Excellence on EU-South America Global Governance orgulha-se de participar de uma iniciativa tão importante", salientou a professora Paula Almeida.
Para mais detalhes sobre a Fundação EU-LAC, acesse o site.
Para mais detalhes sobre a Fundação Carolina, acesse o site.
Notícias relacionadas
- Relações Internacionais24/11/2023
- Relações Internacionais22/11/2023
- Relações Internacionais01/11/2023