China em destaque: professor da FGV é selecionado para programa acadêmico do gigante asiático
Direito
10 Julho 2018

China em destaque: professor da FGV é selecionado para programa acadêmico do gigante asiático

A seleção foi realizada pelo Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China (MOCT) e pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e visa apoiar os estudos sobre a China de acadêmicos do mundo todo.

O professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) e coordenador do Núcleo de Estudos Brasil-China, Evandro Menezes de Carvalho, foi selecionado para participar do "Visting Program for Young Sinologists 2018". A seleção foi realizada pelo Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China (MOCT) e pela Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) e visa apoiar os estudos sobre a China de acadêmicos do mundo todo. O projeto ainda tem como intuito promover sua colaboração com instituições acadêmicas, culturais e educacionais da China, além de grupos empresariais, e melhorar a compreensão mútua e a amizade dentro da comunidade internacional.

“A China, para mim, tem sido mais do que um objeto de estudo, pois o país, sua cultura, seu povo, tudo o que a ela se refere, tem se tornado parte significativa do meu cotidiano e da minha vida. Quanto mais eu aprendo, mais eu percebo o quanto temos a ganhar se estabelecermos uma troca sincera, aberta e respeitosa com a sabedoria chinesa de pensar o mundo. Espero que estes meus estudos e o contato tão frequente com a China possam ser úteis para a FGV e para os alunos da FGV Direito Rio, que desde 2016 têm demonstrado grande interesse em cursar disciplinas relacionadas à China ou à Ásia”, comenta Evandro.

Evandro já participou do OAS-CSC Program (2012-2014), uma iniciativa do governo chinês em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), e do Young Leaders from Latin America, um programa criado pelo presidente Xi Jinping, em 2016.